Ora-pro-nóbis: aprenda como cultivar

Ora-pro-nóbis: aprenda como cultivar

Você sabia que a trepadeira ora-pro-nóbis, além de ser usada como cerca – podendo atingir até 5 metros de altura, também é comestível e cheia de nutrientes? As folhas da planta são uma ótima alternativa alimentar por conter uma fonte rica em valor nutricional para as pessoas que praticam o veganismo ou vegetarianismo! Confira dicas de como cultivar essa PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) na sua casa.

Com nome científico Pereskia Aculeata, a ora-pro-nóbis é uma hortaliça que pertence à família das cactáceas. Esta planta nasce em forma de trepadeira e possuí diversos espinhos, sendo originária do continente americano. O nome da espécie faz referência a uma tradição popular que foi dada pelas pessoas que colhiam a planta no quintal de um padre que rezava em latim.

Rica em magnésio, fósforo, cálcio e vitaminas do tipo A, B e C, a planta possui mais proteínas que o espinafre e a laranja. Por isso, não é à toa que a ora-pro-nóbis vem sendo utilizada cada vez mais na gastronomia – em sopas, tortas, sucos, omeletes e até mesmo em saladas.

Como cultivar ora-pro-nóbis?

Você pode realizar o plantio da ora-pro-nóbis em qualquer solo. Vale cultivar primeiramente em uma estaca menor e, assim que perceber seu crescimento, trocar para algum espaço maior. Em períodos de chuva, plante diretamente no local permanente. Mas não se esqueça: o solo não pode estar encharcado, pois a espécie prefere lugares mais secos! Ela se desenvolve em ambientes com incidência de sol ou meia-sombra.

Cuidados com a ora-pro-nóbis

A planta não exige grande adubação, mas é necessário que você mantenha um bom nível de matéria orgânica no solo para um bom desenvolvimento. Faça a manutenção a cada dois meses e execute podas a cada três meses nas épocas chuvosas e a cada quatro meses na estação seca, onde é necessário que a planta seja irrigada.

Floração da ora-pro-nóbis

Na época de calor, suas flores nascem pequenas e perfumadas, já seus frutos amarelos e redondos tendem a aparecer no período de junho a julho.

Produção da ora-pro-nóbis

A partir dos três primeiros meses após o plantio você poder colher as folhas. Elas devem apresentar de 7 a 10 centímetros de comprimento. Na hora que colher, coloque luvas para evitar ferimentos causados pelos espinhos.

E aí, gostou das dicas? Esperamos que sim! Aproveite para curtir e compartilhar. Até a próxima!

Um comentário
  1. eu ganhei uma planta e me disseram que é uma ORA-PRO-NOBIS, Mas estou com dúvidas, pois não vi na internet nenhuma planta com o a lfor igual e a folha da minha está meio amarelada ao invés de verde.
    Será que poderia me passar um e-mail o qual eu pudesse mandar as fotos e vcs me dizerem se estou com a planta certa?

    1. Olá, tudo bem? Você pode nos mandar essa sua pergunta la no direct do nosso instagram @jardimdasideiasstihl ♥

  2. Ganhei uma planta de orapronobs como sendo essa que da a flor branca. É parecida em tudo, folhas, cor, caule e espinhos, mas, tenho a 4 anos e não da flores. Agora estou na duvida se realmente é.

    1. Olá, Ana! Tudo bem? Poderia nos enviar uma imagem para que possamos te ajudar melhor? Aguardamos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *