Óleo de neem: saiba mais sobre esse versátil inseticida

Óleo de neem: saiba mais sobre esse versátil inseticida

Se você se preocupa com a saúde das plantas, provavelmente já ouviu falar do óleo de neem. Você conhece? Sabe do que ele é feito e para o que ele serve? Continue acompanhando este post para entender um pouco mais sobre ele.

Neem (Azadirachta indica), também conhecido como nim, é uma árvore indiana que vive mais ou menos 150 anos e é muito procurada pelos benefícios medicinais e terapêuticos encontrados em suas sementes, casca e folhas. O óleo de neem é retirado dos frutos desta árvore. Rico em ácidos graxos, ele tem coloração marrom, não possui um gosto muito agradável e o odor lembra o cheio de alho e enxofre.

Para que serve o óleo de neem no dia a dia

O óleo de neem pode servir para diversas coisas, muito além da jardinagem. Ele é utilizado para o tratamento de unhas e pés, principalmente em casos de frieiras. Também é usado como hidratante, por conta da presença de vitamina E, e para diminuir a caspa e a seborreia, retardando a perda de cabelos e hidratando os fios (nesse caso deve ser diluído).

Além da estética, o óleo de neem pode ser encontrado na fórmula de diversos repelentes naturais para animais de estimação. Combinado com ervas aromáticas, ele protege os pets de pulgas, mosquitos e carrapatos.

Óleo de neem na jardinagem

Talvez você não saiba, mais o óleo de neem pode combater mais de 200 tipos de pragas que danificam e matam as plantas. Em função de seus princípios ativos e propriedades antifúngicas, ele ajuda a eliminar visitantes indesejados nas plantas, como cochonilhas e pulgões.

Pontos altos: o neem é biodegradável e não é tóxico para pessoas ou animais.

Tome cuidado: não aplique o óleo de neem em dias ensolarados, já que ele pode queimar as folhas. Dê preferência ao final do dia.

Onde comprar óleo de neem

Quer prevenir e combater as pragas, mas não sabe onde encontrar o óleo de neem? Temos uma boa notícia! Cada vez mais popular, o óleo de neem pode ser encontrado com facilidade em floricultura, garden centers, agropecuárias e até mesmo em supermercados. O bacana é que muitas marcas já comercializam o produto na sua forma diluída, o que torna a pulverização no jardim ainda mais prática.

Gostou das informações e de saber o quanto o óleo de neem é uma ótima opção para te ajudar em muitas coisas? Continue acompanhando o blog Jardim das Ideias STIHL! Se ficou com alguma dúvida, coloque nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *