O que plantar na horta durante o outono

O que plantar na horta durante o outono

Ter conhecimento do que plantar na sua horta em cada época do ano é essencial para garantir uma boa colheita. Cada estação possui suas particularidades e características, e o sucesso de uma horta está relacionado ao momento certo do plantio. Se você quer saber mais sobre o que plantar na sua horta durante o outono, especialmente no comecinho da estação, continue acompanhando o post.

Características do outono

É no outono que o calor começa a dar uma trégua, fazendo com que fique mais fresquinho. Com dias menos quentes, noites mais frias e solos mais drenados e frescos, é uma das melhores épocas para plantar verduras, principalmente as de clima frio.

O que plantar no outono

Se você mora nos estados da Região Sul do Brasil, que geralmente possuem temperaturas mais baixas, o outono é ideal para plantar espécies que se dão bem com esse clima, como: acelga, agrião, aipo, almeirão, repolho de inverno, cebola, couve-flor de inverno, rúcula, salsa e alface de inverno.

Se você vive na região Sudeste, é o momento adequado para semear acelga, agrião, rúcula, salsa, alface de inverno, beterraba, cebolinha, couve-manteiga, ervilha e espinafre.

Já na região Centro-Oeste, onde as temperaturas ficam mais altas durante os meses do outono, é indicado plantar ervilha, couve-rábano, espinafre, maxixe, nabo, pimenta-caiena, tomate e abóbora.

No Nordeste, aproveite os próximos meses para cultivar abóbora, abobrinha, berinjela, feijão-vagem, jiló, pimentão, mostarda, salsa e coentro.

Por último, se você mora na região Norte, é hora de plantar abóbora, abobrinha, tomate, salsa, repolho, coentro, pepino, melão, melancia e rabanete.

Cuidados na sua horta

Lembrando que é importante ter alguns cuidados na sua horta durante o outono, para que as suas hortaliças possam crescer saudáveis. Escolha um ambiente iluminado e que receba sol em pelos menos um dos períodos do dia, mantendo a terra sempre úmida e realizando a poda somente quando os temperos ou hortaliças estiverem muito grandes.

Com todas essas dicas, está na hora de sujar as mãos de terra e garantir a sua colheita. Deixe nos comentários se esse artigo foi útil para você, e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *