O que é calda bordalesa?

O que é calda bordalesa?

Você está tendo problemas com fungos e pragas em seu jardim? Então você precisa conhecer a calda bordalesa, também conhecida como calda sulfocálcica, que é uma solução prática e eficiente para ajudar a combater essas pestes indesejadas. Continue lendo esse post para conferir dicas e uma receita bem fácil para prepará-la em casa.

O que é a calda bordalesa?

Trata-se de uma solução muito usada na agricultura orgânica por ser resultado da mistura de sulfato de cobre, um produto pouco tóxico e por ajudar na nutrição das plantas. Este fungicida também pode ser usado como repelente e para controle de doenças em frutíferas e hortaliças.

Composição da calda bordalesa

Sua composição é bem simples e seus ingredientes são de fácil acesso. A quantidade de cada ingrediente pode variar dependendo de quanto você necessita, podendo ser aplicado a cada 15 dias. Confira a receita de 20 litros de calda:

Ingredientes:

– 200g de cal virgem;
– 200g de sulfato de cobre;
– 20 litros de água;
– Utilizar materiais de plástico ou madeira, pois utensílios metálicos podem alterar o processo.

Modo de preparo:

1° passo – Diluir o sulfato de cobre
Coloque o sulfato de cobre dentro de um saco de pano e deixe descansar por até 24 horas em um recipiente com 5 litros de água para facilitar a diluição.

2° passo – Preparar a cal virgem
Misture 200g de cal com o restante da água, aos poucos.

3° passo – Misturar todos os ingredientes
Realize a mistura do sulfato de cobre com a cal virgem, derramando lentamente o sulfato no recipiente onde se encontra a cal.

4° passo – Teste de acidez da calda bordalesa
Para realizar o teste, utilize uma faca de ferro e pingue uma gota da calda. Se formar uma mancha avermelhada após 2 ou 3 minutos é sinal que está ácida. Assim, é necessário acrescentar mais cal virgem até que a mistura fique neutra, não aparecendo mais a machinha vermelha.

5° passo – Aplicação da calda bordalesa
Coe a calda e utilize um pulverizador para realizar a aplicação. Não tem um pulverizador? Você encontra em um ponto de venda STIHL mais próximo de você.

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Conte para nós na área de perguntas e continue acompanhando o blog Jardim das Ideias STIHL. Até a próxima!

Fonte de pesquisa: Agroecologia aplicada: práticas e métodos para uma agricultura de base ecológica. Porto Alegre: EMATER-RS, 2001.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *