O que é calda bordalesa?

O que é calda bordalesa?

Você está tendo problemas com fungos e pragas em seu jardim? Então você precisa conhecer a calda bordalesa, também conhecida como calda sulfocálcica, que é uma solução prática e eficiente para ajudar a combater essas pestes indesejadas. Continue lendo esse post para conferir dicas e uma receita bem fácil para prepará-la em casa.

O que é a calda bordalesa?

Trata-se de uma solução muito usada na agricultura orgânica por ser resultado da mistura de sulfato de cobre, um produto pouco tóxico e por ajudar na nutrição das plantas. Este fungicida também pode ser usado como repelente e para controle de doenças em frutíferas e hortaliças.

Composição da calda bordalesa

Sua composição é bem simples e seus ingredientes são de fácil acesso. A quantidade de cada ingrediente pode variar dependendo de quanto você necessita, podendo ser aplicado a cada 15 dias. Confira a receita de 20 litros de calda:

Ingredientes:

– 200g de cal virgem;
– 200g de sulfato de cobre;
– 20 litros de água;
– Utilizar materiais de plástico ou madeira, pois utensílios metálicos podem alterar o processo.

Modo de preparo:

1° passo – Diluir o sulfato de cobre
Coloque o sulfato de cobre dentro de um saco de pano e deixe descansar por até 24 horas em um recipiente com 5 litros de água para facilitar a diluição.

2° passo – Preparar a cal virgem
Misture 200g de cal com o restante da água, aos poucos.

3° passo – Misturar todos os ingredientes
Realize a mistura do sulfato de cobre com a cal virgem, derramando lentamente o sulfato no recipiente onde se encontra a cal.

4° passo – Teste de acidez da calda bordalesa
Para realizar o teste, utilize uma faca de ferro e pingue uma gota da calda. Se formar uma mancha avermelhada após 2 ou 3 minutos é sinal que está ácida. Assim, é necessário acrescentar mais cal virgem até que a mistura fique neutra, não aparecendo mais a machinha vermelha.

5° passo – Aplicação da calda bordalesa
Coe a calda e utilize um pulverizador para realizar a aplicação. Não tem um pulverizador? Você encontra em um ponto de venda STIHL mais próximo de você.

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida? Conte para nós na área de perguntas e continue acompanhando o blog Jardim das Ideias STIHL. Até a próxima!

Fonte de pesquisa: Agroecologia aplicada: práticas e métodos para uma agricultura de base ecológica. Porto Alegre: EMATER-RS, 2001.

Um comentário
  1. Gostaria de saber como acabo com as lagartas na minha Iresine

    1. Olá, Ivete! As lagartas em menos de 21 dias irão virar belas borboletas ou mariposas. Caso elas estejam acabando com a planta, o controle é indicado. Você pode fazer a catação manual e retirar da planta todas as lagartas. Faça isso a cada 7 dias, até que a população seja controlada. Se você quiser, pode plantar espécies que funcionam como repelentes naturais, como Tagetes, Alho, Manjericão. Há também a possibilidade de uso de produtos inseticidas. Neste caso, busque em floriculturas ou lojas especializadas. Lembre de aplicar conforme as recomendações técnicas porque são produtos tóxicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *