O colorido e versátil coração-magoado

O colorido e versátil coração-magoado

Você precisa ter um coração-magoado para chamar de seu… Espera, não estamos falando de sentimentos tristes, e sim de uma planta ornamental que mistura cores, texturas e muita beleza.

O coração-magoado, apelido popular para a iresine, é originário da América do Sul e pertence à família Amaranthaceae. Apesar de ser utilizada em decorações de ambientes internos, a planta dessa espécie pode atingir até 1 metro e 20 centímetros de altura, garantindo ao jardineiro um universo de possibilidades de uso.

Entre as principais características da iresine (Iresine herbstii) estão as suas folhas redondas em tom de roxo com detalhes rosados que se assemelham a nervuras. A seguir, confira todos os segredos para desenvolver a sua muda com toda a saúde!

Cuidados com o coração-magoado

O título pode parecer uma chamada de textos de autoajuda, mas não é.

A iresine gosta de solos úmidos e ricos em matéria orgânica. As raízes devem crescer em um espaço molhado para que se desenvolvam de maneira saudável.

É importante realizar o teste do palito constantemente. Ao identificar que o solo de sua muda está seco, finque um pequeno palito de picolés e verifique a necessidade de uma nova rega.

Podas devem ser realizadas anualmente – de preferência ao final do inverno. Durante os períodos de calor, o seu coração-magoado estará florido e supercolorido. O espetáculo valerá a pena.

Para propagar mudas de iresine, separe uma estaca média e retire todas as suas folhas. Deposite o pedaço em um composto orgânico, verificando o seu desenvolvimento para o transplante. Realize esse processo em períodos de poda.

Dica importante: se você mora em regiões geladas, invista em espaço iluminado para manter a sua iresine. Em espaços quentes, vale escolher áreas com uma leve sombra.

Agora que você já está craque nos cuidados com o seu coração-magoado, siga conosco diariamente. Sempre temos novidades e dicas especiais. Esperamos você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *