Mergulhia: aprenda como fazer

Mergulhia: aprenda como fazer

Propagação de plantas é uma boa escolha para quem deseja ter um grande jardim. Uma das principais técnicas é a mergulhia. Se você nunca ouviu falar, não se preocupe: o Jardim das Ideias vai trazer todas as informações que você precisa saber sobre este método.

A mergulhia é uma prática que consiste na reprodução assexuada de plantas, que se assemelha à estaquia. O método se baseia no enraizamento da planta, a qual você deseja multiplicar no seu jardim, na própria planta. Para realizar esta propagação é feito um enterramento de um ramo que ainda esteja ligado na planta. Por ter semelhança de um mergulho, a técnica recebe esse nome.

No âmbito comercial, a mergulhia é usada para multiplicar espécies como a jabuticabeira, macieira, entre outras árvores. As técnicas de mergulhia podem ser classificadas nos seguintes tipos: por curvatura e enterramento de ramo, por amontoa ou aérea, ou alporquia.

Como reproduzir o sistema de mergulhia? Confira as nossas dicas!

Escolha do ramo

É importante que este seja flexível e consiga alcançar o chão, sem haver alguma quebra. Para ser enterrada, a parte do ramo não pode ser o ponteiro, mas sim a mediana do ramo. Deve ser feito o anelamento nessa parte enterrada, que consiste na retirada da casca, de 2 a 3 cm, além da retirada das folhas do local, se for de sua preferência.

Enterrio

É preciso levar o ramo até o solo, enterrar a sua pequena parte anelada ou desfolhada, prendendo-a ao solo com uma estaca de bambu, madeira, pedra e até um arame. O recomendado é que seja regado constantemente, para que o solo fique sempre úmido.

Corte e plantio

Assim que ocorrer o enraizamento do ramo, corte-o de uma só vez ou aos pouquinhos, criando uma nova muda. Você pode plantar em um vaso ou saco de mudas antes do plantio no local escolhido.

Ficou com alguma dúvida? Envie sua pergunta para o especialista do Jardim das Ideias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *