Melhores dicas para seu jardim na casa de praia

Melhores dicas para seu jardim na casa de praia
O verão está chegando aí, e com ele vem aquela época em que as pessoas pegam a estrada para aproveitar as férias ou finais de semana nas cidades litorâneas. Você sabia que dá para por na bagagem um espacinho para a jardinagem? Cuidar de um jardim na praia é uma atividade muito legal – mas que requer certos cuidados. Confira as dicas que preparamos para acertar no seu cantinho verde mesmo em áreas litorâneas.

Quais espécies podem ser cultivadas? 

Quando se fala neste assunto, a maioria das pessoas acha que se limita em tipos de grama, árvores frutíferas e principalmente as palmeiras e coqueiros. É fato que essas espécies desenvolvem-se muito bem nas praias, mas são muitas as outras espécies que se desenvolvem muito bem. Algumas delas são a bromélia imperial (Alcantarea imperialis), a onze-horas-da-praia (Lampranthus zeyheri), o girassol-de-jardim (Helianthus laetiflorus), lantana (Lantana camara) e cacto margarida (Lampranthus productus).

Antes de sair plantando, atenção! 

Se você fizer um jardim muito elaborado com diversas espécies, poderá perder parte do seu tempo livre e terá muitas responsabilidades com o jardim. Uma dica que pode ajudar é escolher plantas mais rústicas, que não exijam tantos cuidados especiais, já que você não irá estar toda hora presente para regar, tirar folhas secas, trocar a terra, entre outros cuidados que as plantinhas necessitam. Aproveite bem todo o seu espaço e tempo, busque algo bonito e prático.
O verão é a estação mais quente do ano, isso não se tem dúvida. Então, cuide do fator climático. Se a sua casa fica em um lugar com muito sol, vento, chuva ou qualquer outra adversidade climática, atente-se na hora de comprar as mudas para o jardim, pois algumas plantas possuem baixa resistência a certos fatores da natureza. Você pode procurar espécies que floresçam na mesma época em que você costuma a passar as férias na praia, porque ninguém merece perder o desenvolvimento da plantinha. Cada planta possui um mês adequado para a brotação, fique atento na hora de comprar as suas mudas.

E o solo? 

Outro cuidado é com o pH do solo, você deve sempre fazer a correção dele e dos nutrientes. Um terreno de beira de praia fica muito salino, o que pode prejudicar o desenvolvimento de algumas espécies. Como também é normalmente muito arenoso, o ideal é que seja acrescentada terra mais argilosa para balancear o terreno, assim como matéria orgânica para que o solo fique bem concentrado e rico para o desenvolvimento de algumas espécies.
Já começou a ter ideias para o verão? Siga estas dicas e faça um lindo jardim na sua casa de praia. Até a próxima.
Um comentário
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *