Mais um fim de semana cheio de dicas no Jardim das Ideias

Mais um fim de semana cheio de dicas no Jardim das Ideias

O segundo fim de semana do Jardim das Ideias em São Paulo foi demais!

O evento, que aconteceu no Shopping Garden Tatuapé, levou para os participantes dicas imperdíveis das nossas especialistas Carol Costa, Gabi Pileggi e Nô Figueiredo. Confira as dicas que separamos pra você!

No primeiro dia de evento, a Carol Costa falou sobre Orquídeas para Iniciantes. Sabe aquela história que orquídea é uma planta frágil e difícil de cuidar? A Carol disse pra deixar isso de lado e mostrou que essa é uma das plantas mais resistentes, só precisa de alguns cuidados básicos.

Olha só:

1 – Como ela é uma planta de sombra, se você deseja criar orquídea dentro de casa, o ideal é colocá-la pra tomar o sol fraco da manhã, todos os dias, durante duas horas, mais ou menos (essa dica serve pra outras plantas de sombra também, como lírio e antúrio).

2 – Na hora de dar água, nada daquela história de “só 200ml para cada orquídea”, viu? Nossa especialista disse que pode dar bastante água (até encharcar). Só evite molhar as folhas, tá? Molhe as flores e a terra. E, pra saber qual a hora de molhar de novo, é só fazer o teste do dedo. Sabe como é? Afunde o dedo no vaso da planta. Se o dedo sair sujo de terra, ainda não tá na hora de regar. Se o dedo sair limpo, pode dar água novamente. Simples, né?

3 – Orquídeas precisam ser “alimentadas”! Então, se elas são criadas ao ar livre, tudo o que cai da árvore serve de alimento pra elas. Insetos, teia de aranha, casca de frutas, folhas, dejetos de passarinhos… Todas essas coisas viram nutrientes para elas.

Os participantes dessa edição também aprenderam dicas incríveis sobre poda com a Gabi Pileggi. Olha algumas delas:

1 – Antes de podar qualquer planta, você precisa saber o que quer com essa poda. Quer que a planta tenha mais volume? É uma poda só de manutenção? Quer que ela floresça ou frutifique? Diminuir pragas e doenças? Eliminar ramos e folhas secas?

2 – Quando for podar, lembre-se sempre de cortar o galho em um ângulo de 45º. Isso evita o acúmulo de água, que poderia causar o apodrecimento do ramo e aparecimento de fungos.

3 – Muitas plantas que a gente poda podem virar mudas. Aproveite as mudas para presentear pessoas queridas!

O segundo dia de evento começou com a súper Nô Figueiredo e suas dicas para um jardim lindo no Outono. Quer saber algumas? Confira abaixo!

1 – Regar o seu jardim até às 10h e depois das 17h é um dos primeiros passos para ele ficar lindo e saudável.

2 – Converse com as suas plantas. Elas precisam – e adoram – receber amor, carinho e atenção!

3 – Apareceram fungos no seu jardim? A Nô ensinou uma receitinha caseira infalível. Anota aí: misture 2 colheres de sopa de vinagre de maçã com 1/2 litro de água e borrife nas plantas 1x por semana, no fim do dia, durante 3 semanas.

Pra finalizar o evento, Carol Costa voltou pra ensinar os participantes a criarem uma horta orgânica. Se você acha que não tem espaço pra cultivar uma hortinha, temos uma boa notícia: dá pra fazer uma horta com diversas espécies de plantas em um cesto!

1 – As plantas vivem melhor em um ambiente diverso. Isso serve pras hortas também! Então é importante ter várias espécies na sua hortinha.

2 – A mesma planta, com espécies diferentes, como o girassol, precisa de cuidados diferentes. Por isso, quando for plantar, preste sempre atenção no verso do pacotinho das sementes.

3 – Se a sua horta não está dando certo, dificilmente o problema é o sol forte, horta adora sol. Provavelmente ela está precisando de mais água.

 

Curtiu as dicas? Então continue acompanhando nossas redes para saber muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *