Mãe-de-milhares - Kalanchoe daigremontiana

Mãe-de-milhares - Kalanchoe daigremontiana

A Kalanchoe daigremontiana, popularmente chamada como mãe-de-milhares, aranto, planta-chapéu-mexicano, planta-jacaré, espinha-do-diabo, planta-panda e planta-maternidade, é uma suculenta da família Crassulaceae e originária da África. Sua beleza é exótica e faz muito sucesso entre colecionadores, além de ser muito utilizada em benefício à saúde. Ficou curiosa para saber mais sobre essa plantinha? Confira a seguir:

A mãe-de-milhares é uma planta ornamental que pode chegar a quase 1 metro de altura e a sua floração ocorre esporadicamente. As cores de suas folhas variam entre verde e cinza, contendo manchas roxas na sua parte inferior. Na medicina, é muito usada como em sedativos, antifúngicos e para tratar trombose. No entanto, é preciso ter cuidado pois se trata de uma planta tóxica que pode provocar a morte de pessoas e animais, dependendo de sua dosagem. É por isso que seu uso medicinal é apenas recomendado por orientação médica.

Como cultivar Kalanchoe daigremontiana

Seu cultivo é fácil, assim como de todas as suculentas, e também tem uma rápida propagação. É indicado um vaso com boa drenagem e um substrato que contenha terra vegetal e areia grossa. Você não precisa se preocupar com a adubação, pois ela está acostumada com solos pouco nutritivos em seu habitat natural, por isso podem ser usados apenas adubos orgânicos junto com o substrato.

Cuidados com a Kalanchoe daigremontiana

Deve ser cultivada a meia sombra, mas que receba luz solar algumas horas do dia e uma boa ventilação. Quanto à rega, deve ser molhada apenas em seu solo, sem molhar a planta, tendo cuidado com encharcamentos para não apodrecer suas raízes. Evite o uso de pratinhos com água embaixo da mãe-de-milhares.

Propagação da Kalanchoe daigremontiana

A planta produz vários brotos ao longo de suas folhas, que acabam se desprendendo e formando novas plantas. Outra forma de fazer sua propagação é retirando alguns de seus brotos e plantando eles, seja em um jardim ou vaso. Você apenas precisa colocá-los na superfície do solo e no começo de seu desenvolvimento manter a terra úmida e sob o sol.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a mãe-de-milhares? Deixe seu comentário e fique de olho no portal Jardim das Ideias STIHL para conferir mais dicas sobre diferentes espécies.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *