Formas de afastar gatos do jardim

Formas de afastar gatos do jardim

Os gatos são animais independentes e ousados. Por causa disso, alguns deles podem utilizar os jardins alheios como lugar de brincadeiras, fonte de alimento ou como banheiro. Se você não gosta desses visitantes, confira a seguir algumas dicas de como afastar os felinos das suas plantinhas, sem prejudicar ambos.

Se você tem algum animal de estimação, garanta que sua comida não se espalhe pelo jardim, ou a mantenha dentro de casa, para afastar os gatos. Além disso, se sua lixeira fica próxima ao seu jardim, deixe a tampa bem fechada, para que não atraia os felinos. A presença de roedores pode despertar o espírito caçador dos felinos. Caso você os encontre em seu jardim, entre em contato com empresas especializadas para realizar a remoção.

Algumas espécies de plantas são repelentes naturais, como eucalipto, citronela e lavanda. Ao plantá-las em seu jardim, manterão os visitantes afastados e embelezarão o ambiente.

Há também uma série de repelentes naturais que você pode utilizar, dentre eles:

  • Água: alguns gatos não são muitos fãs de água. Para isso, você pode instalar borrifadores de água em seu jardim, ou regá-lo com frequência. A presença do elemento irá desagradar o visitante, além de manter o jardim hidratado;
  • Frutas cítricas: aromas cítricos, como de limão e laranja, são incômodos naturais para gatos. Você pode borrifar o suco das frutas pelo jardim, ou deixar cascas pelas zonas mais visitadas pelos felinos, trocando-as a cada 3 dias;
  • Café moído: espalhe os grãos pelas áreas mais visitadas pelos gatos.

Além disso, se o gato aparenta ter dono, não hesite em procurá-los e pedir ajuda. Caso o animal aparente estar perdido, você pode entrar em contato com abrigos locais, para cuidarem do felino.

Ressaltamos que tome cuidado em qualquer das escolhas. Seja consciente e responsável, pois a vida dos animais é muito importante.

Se você gostou do nosso post, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos! Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *