Feng Shui: bons fluídos no jardim

Feng Shui: bons fluídos no jardim

O Feng Shui é uma prática chinesa que ajuda a harmonizar as energias que circulam em um ambiente, através da disposição de móveis, decoração, plantas, paleta de cores e outros elementos que compõe os ambientes. A técnica pode ser utilizada tanto em ambientes externos quanto internos, garantindo a harmonia de toda a casa.

Quando aplicado ao jardim, o Feng Shui auxilia a trazer paz e tranquilidade no dia a dia. Para a correta aplicação da técnica, é recomendada a presença de um especialista, para utilizar corretamente o Ba-guá, objeto que orienta as oito áreas – Trabalho, Família, Espiritualidade, Prosperidade, Sucesso, Relacionamentos, Criatividade e Amigos – que precisam ser ativadas. Além disso, o perfil dos moradores também deve ser levado em conta, para corrigir os possíveis desequilíbrios do jardim.

As cores ideaIs para as plantas do espaço serão indicadas pelo Ba-guá, levando em conta cada área de ativação. Elas deverão estar frescas e saudáveis, por isso, escolha espécies com diferentes épocas de floração tornando possível um jardim colorido, harmônico e florido o ano inteiro.

Para começar a praticar o Feng Shui no jardim, o primeiro passo é avaliar o formato e inclinação do terreno, para balancear a distribuição das plantas. Em seguida, deve-se analisar a força do vento no local. Caso haja ventos fortes, deve-se optar por espécies que suavizem as rajadas mais fortes, mas sem perder o frescor do local. Além disso, a intensidade do sol também deve ser levada em conta. O calor promove energia para o jardim, mas não há nenhuma regra para a escolha das espécies, desde que exista harmonia.

De uma maneira geral, o excesso de plantas com espinhos e pendentes pode ser prejudicial para a energia do jardim, pois representam obstáculos. Você pode introduzir móveis e criar espaços de relaxamento, diversão e leitura. As ideias de disposição, cores e materiais serão, novamente, sugeridas pelo Ba-guá.

Gostou das nossas dicas? Caso aplique o Feng Shui no seu jardim, não deixe de compartilhar o resultado conosco! Até o próximo post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *