Espécies de minhoca mais comuns

Espécies de minhoca mais comuns

Se você acha que minhocas são todas iguais, está bem enganado. No Brasil estima-se que existem mais de duas mil espécies, sendo em torno de 350 já catalogadas. Você sabe quais são as espécies de minhocas mais comuns? Quer conhecer mais sobre esses bichinhos? Então continue lendo esse post!

A minhoca é um animal invertebrado muito importante para o solo. Ela deixa a terra fértil e auxilia na ventilação da raiz das plantas por cavar túneis que permitem a melhor absorção de água. Curiosidade: em alguns países as minhocas são utilizadas na culinária e para a produção de cosméticos.

Principais espécies de minhocas encontradas no Brasil

Pontoscolex corethrurus: essa espécie de minhoca é nativa de regiões tropicais e se alimenta da matéria orgânica do solo. Ela tem grande capacidade de adaptação e existe em quase todo o Brasil, podendo ter um ciclo de vida de até 12 meses.

Glossoscolex e Fimoscolex: são nativas brasileiras e já foram considerados em extinção por causa da destruição de seu habitat natural. Podem medir de 7 a 10 centímetros e são muito encontradas em áreas agrícolas.

Ocnerodrilidae: peregrina no Brasil, essa espécie é originária da Europa e pode viver tanto na água como na terra. Alimenta-se de matéria orgânica e é conhecida por suas habilidades escavadoras.

Urobenus brasiliensis: essa espécie é muito encontrada nas regiões Sul e Sudeste do Brasil e vista na superfície do solo. É uma minhoca muito sensível, sendo fina e pequena. A sua coloração é escura, variando em tons de vermelho e marrom.

Eisenia fetida: é nativa da Europa, mas encontra-se em muitos continentes. Raramente vive no solo e é comumente vista em vegetação podre, adubo e esterco e em locais mais quentes.

Esses animais são muito interessantes, não é mesmo? Não se esqueça de curtir e compartilhar. Se ficou com alguma dúvida, coloque-a nos comentários. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *