Como construir uma pequena estufa

Como construir uma pequena estufa

Quem tem o hábito de cultivar plantas sabe o quanto o clima pode influenciar no desenvolvimento delas. Pra evitar que sua horta sofra com mudanças climáticas inesperadas, você pode protegê-la com uma pequena estufa. Já pensou nisso?

As estufas permitem o controle da temperatura e da umidade e, por isso, você pode cultivar vegetais durante todo o ano. E o bacana é que construir uma não é nenhum bicho de sete cabeças. Pra lhe provar isso, separamos algumas dicas. Confira:

Local para a estufa

Sua estufa deve ser construída em um local plano e exposto ao sol. A iluminação é essencial para garantir que as plantas realizem a fotossíntese. Uma dica: se as folhas estiverem com cor verde é sinal que estão precisando de mais luz; se for uma cor amarelada, estão sendo iluminadas em excesso.

Cuidados com estufas

– Não coloque as plantas muito aglomeradas, para que haja ventilação. Assim você evita contágio de doenças ou parasitas.
– Nem todas as espécies podem ser cultivas dentro de estufas. Opte por plantas que tenham dificuldades de crescer em ambientes de variação brusca de clima.
– A umidade relativa do ar nunca deve estar abaixo de 30%, para que as plantas não desidratem. Em dias quentes, como a umidade relativa do ar é menor, é necessário manter o ambiente úmido, regando a planta e molhando também o próprio ambiente.
– A adubação não pode ser esquecida. Quando o fertilizante for líquido, dilua um mililitro por litro de água. E quando for sólido, mas solúvel em água, dilua uma colher de chá (uma grama) para um litro de água, esse processo deve ser feito quinzenalmente.

Construção da estufa

Depois de todas essas dicas você já está pronto para colocar a mão na massa! Para construir uma estufa você pode usar metal, PVC, bambu ou madeira, e colocar uma cobertura de plástico de estufa.

Use pistola de grampos para fixá-lo. Se a estrutura for ainda mais rígida, é indicado usar tiras de madeira e parafusos para fixar o plástico. O visual dela deve ficar semelhante à de uma tenda.

Você sabe de mais alguma outra técnica que pode ajudar a proteger as plantas? Coloque nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *