Dicas para eliminar cupim de gramado

Dicas para eliminar cupim de gramado

Se tem uma praga que gosta de estragar a grama do nosso jardim, é o tal do cupim de gramado. O verde da grama não só atrai os olhares dos vizinhos, como também de várias pragas que devem ser preferencialmente combatidas com métodos naturais. Para quem precisa lidar com esse problema não pode deixar de ver as dicas que preparamos neste post.

Pra começar, o cupim de gramado, também conhecido como cupim-de-grama, ataca as raízes de gramados, mudas de árvores e arbustos, de tal forma que pode vir a prejudicar a absorção de água e nutrientes e a translocação dos mesmos. Um indício forte da atividade dos cupins é a presença de mudas mortas entre plantas sadias. Assim, temos dois problemas: elas danificam o paisagismo e ainda prejudicam o desenvolvimento do gramado.

Como este tipo de praga é encontrado infestando gramados, e principalmente em jardins com madeiramentos em decomposição, o primeiro passo é fazer uma limpeza no seu quintal. Retire todos os tocos e madeiras que se encontram no solo, que são propícios para a proliferação dos cupins.

Os métodos mais eficazes para o controle de cupins são os pesticidas químicos. Mas é bom ter em mente que o controle natural de cupins é mais econômico e sustentável. Um exemplo de controle natural é adicionar matéria orgânica ao solo. Isso acontece porque os cupins costumam atacar em solos pobres em matéria orgânica. Confira outras dicas:

– O extrato de plantas e vegetais como bulbo de alho e manjericões ajuda no controle dos cupins.
– Evite plantar as mesmas espécies todos os anos, pois isso reduz a fertilidade do solo e da estrutura, o que acaba atraindo os cupins.

Caso você ainda prefira usar pesticidas químicos chame um profissional especializado neste tipo de serviço. Assim você protege seu jardim e sua saúde também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *