Casa mais fresquinha no verão

Casa mais fresquinha no verão

Quando o verão se aproxima e o calor aumenta, as pessoas recorrem ao ar-condicionado para suportar as altas temperaturas. No entanto, essa não é a solução mais econômica, e nem de longe a mais sustentável. Para deixar os ambientes mais fresquinhos e de quebra economizar energia, você pode seguir algumas dicas simples que amenizam o calor. Vem ver!

Que tal cultivar árvores? Além da sombra que dá ao jardim, ela ajuda amenizar o calor tanto do quintal quanto da casa. As espécies de folha caduca, que perdem suas folhas todos os anos, são as mais indicadas – e devem ser plantadas nas laterais sul e oeste da casa. Esta posição garante que a casa fique mais fresca no verão e que a luz do sol aqueça a no inverno.

Você já deve ter ouvido que as cores influenciam na sensação térmica. A princípio esta é uma medida aliada aos fatores psicológicos, que acabam influenciando no conforto. Por isso, não custa usar cores claras para deixar os ambientes ainda mais refrescantes, não é mesmo?

Até as lâmpadas influenciam na temperatura da casa! Você sabia que as lâmpadas fluorescentes compactas, além do baixo consumo de energia, emitem menos calor do que as lâmpadas incandescentes e halógenas? Outra medida que você pode tomar é fechar as persianas e cortinas durante o dia para ajudar a bloquear o calor.

Escolher certo os revestimentos também pode causar a sensação de frescor. Revestimentos frios no piso são os mais ideais, outro segredo é evitar usar materiais como tijolo, pedra, concreto ou rocha, que retêm o calor por mais tempo do que áreas plantadas.

Por último o telhado, mas não o menos importante, também merece atenção. Prefira um de cor clara, que reflita a luz do sol ao invés de absorvê-la.

Você conhece outras dicas que ajudam a deixar a casa mais fresquinha no verão? Conte pra gente!

Um comentário
    1. Que bom que gostou, Rita! Continue acompanhando o blog para mais dicas!

  1. A minha preocupação é na escolha das árvores a se plantar, já vi muitas arrebentarem calçadas e até mesmo comprometerem estruturas de algumas casas. Vcs teriam algumas árvores pra sugerir, que suas raízes não causariam transtornos? Obrigada.

    1. Olá, Eliana! De forma geral as plantas apresentam as raízes de mesmo tamanho da copa, por isso, se a planta tiver 5 metros de altura, terá mais 5 metros de raízes, em profundidade. Quando cultivamos em vasos, restringimos a disponibilidade de espaço, as raízes ocupam menor área e consequentemente a parte aérea (galhos, folhas) fica mais compacta. Se você quiser plantar uma árvore e não quer ter nenhum dano às estruturas, plante uma planta de porte arbustivo e não arbóreo. Há dezenas de opções disponíveis em floriculturas no setor de arbustos. Alguns possuem as folhas matizadas, como o Croton, outros produzem belas e perfumadas flores como o Manacá e a Gardênia. Há também a opção de frutíferas como citros em geral – limoeiro, laranjeira, limeira, e outras espécies encantadoras como jabuticabeira, araçazeiro, goiabeira, todas de fácil manejo. Esperamos ter ajudado. Vânia Angeli, Engenheira Agrônoma

  2. Boa tarde

    Achei que iam colocar fotos dos tipos de árvores, tamanhos e ideais para quintais de casas grandes ou pequenas com exemplos etc. Enfim, achei bem incompleta a dica 😓

    1. Olá, Bruno! Agradecemos o seu feedback! Nós levaremos em consideração a sua sugestão na criação de nossos próximos conteúdos. Continue nos acompanhando! Uma ótima tarde para você ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *