Cuphea gracilis: toda beleza da falsa-érica

Cuphea gracilis: toda beleza da falsa-érica

Foto: João Quental / AAJB

A falsa-érica (Cuphea gracilis), também conhecida como quaresminha, cuféia ou cúfea, é uma linda planta herbácea nativa do Brasil, com porte que varia entre 20 e 30 cm de altura, formando lindos maciços no jardim. Suas pequenas e delicadas flores podem ser da cor lilás ou branca e estão presentes durante o ano todo. Quer saber mais sobre essa espécie? Basta continuar lendo o post.

Como plantar falsa-érica

A terra ideal para o plantio é aquela rica em matéria orgânica. É interessante adicionar algum material para que a mistura de plantio fique mais porosa, como fibra de coco ou uma parte de areia (estes dois materiais também irão ajudar caso a terra seja argilosa), para auxiliar na não compactação e ajudar a impedir que a terra fique encharcada.

O tipo de reprodução mais indicado para esta espécie é por meio de estacas de ponteiro, ou seja, retirar a ponta dos caules (com no mínimo 2 ou 3 gemas) e colocar para enraizar no fim do inverno. Esta espécie é muito utilizada no paisagismo como bordaduras de canteiros e contornos de caminhos.

Como cuidar da planta falsa-érica

A iluminação ideal para a Cuphea gracilis é o sol pleno ou meia sombra com no mínimo 3 a 4 horas de sol. A sua rega deve ser frequente, porém com cuidado para que não ocorra encharcamento da terra.

A adubação deve ser rica em fósforo (que possua maior percentual de fósforo como NPK 4-14-8 ou farinha de ossos) que é ideal para raízes, flores e frutos. Adicionar húmus de minhoca a cada 2 ou 3 meses também favorece o florescimento da planta.

ATENÇÃO: a poda não é indicada pois pode retardar o desenvolvimento e até mesmo atrofiar a planta.

Onde encontrar falsa-érica

Por ser nativa do país esta espécie é fácil de ser encontrada, sendo comercializada em pequenas mudas por qualquer floricultura Brasil afora.

Gostou de conhecer a falsa-érica, linda espécie que floresce o ano inteiro? Acesse nosso canal no YouTube para mais dicas práticas de como cuidar do seu jardim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *