Cultivar amendoins em vasos: delícias sempre a mão!

Cultivar amendoins em vasos: delícias sempre a mão!

O amendoim é uma leguminosa rica em proteína e óleo vegetal, além de ser uma delícia em seus formatos in natura ou até mesmo em outras versões, como o amendoim salgado ou o popular amendoim japonês. Mas você sabia que o amendoim pode ser cultivado em um vaso em qualquer jardim ou varanda do Brasil? Nosso clima tropical é ideal para o plantio do amendoim, que cresce na rama e tem seu amadurecimento dentro da terra. O passo a passo para semear e cultivar amendoim em casa é super simples!

SEMEANDO

Em uma bandeja com divisões com profundidade mínima de 10 centímetros, coloque o amendoim ainda com casca a 5 centímetros do topo, juntamente com terra adubada de textura leve. Regue diariamente até que o amendoim germine. Isso leva de 3 a 5 dias. Depois de germinadas, transfira as mudas para o vaso definitivo.

CULTIVANDO 

O vaso escolhido deve ter um tamanho médio, com aproximadamente 40 centímetros de profundidade e 30 de diâmetro, preferencialmente de barro. O tamanho do vaso não pode impedir o crescimento do amendoim. No fundo do vaso, faça um dreno com pedras e areia grossa, e preencha o restante do vaso com uma mistura de terra orgânica, areia e adubo. A rega deve ser regular, mas sem deixar a terra encharcada.

COLHEITA

Os amendoins estarão prontos para colheita aproximadamente 130 a 140 dias após a semeadura. O momento certo será marcado pelo amarelamento das folhas. Para realizar a colheita, retire toda a terra do vaso e regue de forma abundante, para soltar as raízes da terra. Sacuda bem e coloque em um local fresco e escuro para secagem, que demorará duas semanas, dependendo da umidade da região.

CONSERVAÇÃO 

Para seus amendoins ficarem frescos, eles devem ser conservados dentro da casca por até 3 meses em local arejado e seco. Para o consumo, você pode secá-los no forno ou torrá-los na frigideira. Bom proveito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *