Conheça as plantas companheiras

Conheça as plantas companheiras

Existem plantas que precisam crescer sozinhas em vasos ou canteiros, pois são espécies invasivas e que acabam roubando os nutrientes de outras plantas. Por outro lado, existem as chamadas plantas companheiras, que convivem em perfeita harmonia e se ajudam no desenvolvimento. Continue lendo este post e fique sabendo mais sobre elas.

As plantas companheiras são as que se ajudam no mesmo lugar, e esse procedimento é utilizado desde a antiguidade pelos agricultores. As espécies se ajudam com a utilização da água, luz e nutrientes, na melhor ocupação do solo e na utilização dos metabólicos secundário. Quando juntas, estas plantas têm um desenvolvimento melhor e crescem de forma mais saudável.

Elas também se ajudam pelo processo de Alelopatia, que é a capacidade das plantas ou outros organismos de produzirem substâncias químicas liberadas ao seu redor, como pela chuva, raiz, sereno ou decomposição.

As plantas que vivem sozinhas são chamadas de antagônicas, que ao interagirem com outras plantas ou animais causam efeito inibitório. Como por exemplo, o pepino e o girassol precisam absorver muito boro e se plantadas juntas, acabam competindo.

Plantas que podem ser plantadas juntas

Algumas ideias de plantas que podem viver juntas e que se ajudam no desenvolvimento:

1. Manjericão e tomate: foram feitos um para o outros, pois gostam de sol e de bastante água. O aroma do manjericão consegue afastar as pragas e os insetos do tomate.
2. Alface e cenoura: se dão bem na horta e não competem por espaço, pois a raiz da cenoura é mais profunda e a da alface mais superficial.
3. Batata, feijão e ervilha: são bons companheiros, pois auxiliam no desenvolvimento um do outro. São capazes de compartilhar nutrientes, trazendo mais força para suas raízes.
4. Repolho, brócolis e espinafre: quando plantadas juntas, as espécies apresentam bom desenvolvimento e qualidade diferenciada. Se fortalecem juntas e compartilham de propriedades semelhantes.

Agora que você já conhece algumas plantas que são companheiras, pode começar a deixá-las juntinhas em sua horta. O que achou? Siga o Jardim das Ideias STIHL no Instagram e receba mais dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *