Conheça a árvore samaúma

Conheça a árvore samaúma

A Ceiba pentandra é uma árvore popularmente conhecida como sumaúma, paineira e mafumeira. Sua aparência é muito admirada pela sua beleza e tamanho, por isso carrega o apelido de mãe da floresta. Quer saber mais sobre essa planta, que também é chamada de mafumeira? Continue lendo!

A árvore samaúma pode chegar a 50 metros de altura e na juventude seus galhos e tronco possuem grossos espinhos cônicos e solitários. O florescimento ocorre em períodos irregulares, podendo demorar até 7 anos para acontecer. Durante essa época, surgem flores brancas que duram apenas uma noite. Um breve espetáculo da natureza.

Como é feita a reprodução da árvore samaúma?

A árvore tem crescimento rápido e sua reprodução normalmente é realizada pelos morcegos que se deslocam para colher o seu néctar e cruzam uma com as outras. Ela fecunda com si própria, assim garantindo outras sementes. Para obtê-las, basta colher os seus frutos e secar ao sol para libera-los.

Qual o habitat ideal da samaúma?

É uma espécie de floresta aberta, principalmente em locais de clima tropical. A samaúma se desenvolve bem em terra firme, com solo argiloso e fértil, mas se encontra muito nas margens de rios e em capoeiras de várzea dos mesmos.

Para que a samaúma é usada?

O óleo retirado das sementes da árvore samaúma é usado para tanto na alimentação quanto em itens do dia a dia, em produtos como sabão, lubrificantes, entre outros. Além disso, essa planta tem uso medicinal, pois sua seiva é muito utilizada no tratamento de diferentes enfermidades.

A sumaúma é uma das diversas espécies presentes no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e teve destaque no primeiro episódio da websérie Ideias que Florescem, que apresenta o projeto Pró-Florescer. Assista no vídeo abaixo:

Gostou de saber mais sobre a sumaúma? Deixe seu comentário e fique de olho no portal Jardim das Ideias STIHL para conferir mais dicas sobre jardinagem, ferramentas e diferentes espécies.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *