Como semear grama

Como semear grama

Ter uma grama verdinha e saudável é o sonho de muita gente. O gramado deixa o espaço mais bonito, promove a cobertura do solo e protege contra a erosão. Mas para ter bons resultados é preciso fazer a escolha da espécie certa, saber como plantar e quais são os cuidados necessários. O Jardim das Ideias preparou um passo a passo para lhe ajudar na produção do seu gramado. Confira!

1. O tipo certo

É muito importante escolher a qualidade de grama adequada para a sua região. Em sua maioria a adaptação é fácil, pois são favoráveis aos climas de inverno e verão. No entanto, seguindo algumas sugestões você vai garantir que a graminha permaneça saudável o ano todo.

O primeiro passo para sua escolha é ter em mente as seguintes questões: este local tem bom escoamento de água? Ele costuma ter mais sombra ou luz solar? Você está plantando apenas para ter grama ou para poder deitar e brincar com sua família? Quantas vezes pretende aparar a grama?

Preparamos algumas dicas de espécies para diferentes climas. Confira:

Inverno

• Grama-azul: bonita e escura, adora sombra.
• Festuca dos prados: necessita de poucos cuidados e tem textura grossa.
• Azevém perene: cresce bem ao sol.

Verão

• Grama das Bermudas: textura fina e ama o sol pleno.
• Zoysia: prefere o calor e sua textura é média.
• Grama de São Agostinho: sobrevive também ao frio, sua textura é grossa.

2. O plantio

Quando for comprar as sementes, solicite uma quantidade adequada: informe o tamanho do espaço que irá plantar para a equipe de atendimento local. Utilize sempre apenas a quantidade correta, assim as verdinhas crescem uniformemente, não prejudicando as demais com a competição de nutrientes. Se o espaço é maior, utilize um espalhador de sementes ou uma unidade semeadora para dispersar, isso facilita o processo.
Após semear, proteja as sementes com uma camada de terra, isso é necessário para que as raízes cresçam fortalecidas. O solo precisa estar úmido, mas não utilize água corrente – isso moverá as sementes do local. Não esqueça também de fertilizar e manter pessoas e animais afastados até o desenvolvimento.

3. Sobre manutenção

É importante manter uma rotina de regas, mas elas não precisam ser diárias. Em dias de chuva também não é necessário molhar o gramado em crescimento. Corte a grama, isso a deixa saudável, mas faça isso quando ela atingir cerca de quatro centímetros. Outra sugestão é cortar e não limpar – deixe as verdinhas secarem de forma natural, isso auxilia as demais com nutrientes. Opte por cortadores STIHL para tornar essa tarefa mais fácil e prática – encontre em um ponto de venda próximo de você. E lembre-se de manter o local adubado, isso ajuda no crescimento.

Ter um espaço verdinho em casa é tudo de bom, não é mesmo? Seguindo este passo a passo o processo de semear se torna simples.

4 Comments
  1. Gostaria de sanear grana só redor de lagos, exposista ao sol

    1. Olá, Luiz! A grama esmeralda e a Catarina são excelentes opções para áreas de sol pleno. Você pode instalar via sementes ou leivas, como preferir. Por sementes demora um pouco mais e por leivas a “pega” leva em torno de um mês, sendo necessário regar todos os dias.

  2. Como semear grama numa encosta (talude) alto? São Carlos é a espécie mais indicada?

    1. Olá, Diego! Você pode implantar um gramado em taludes através do semeio ou também das leivas e mudas. Ambas as propostas demandam cuidados específicos ao plantar, como regas, cortes e adubação. A São Carlos é muito boa para áreas de sol pleno e demandam regas diárias, para boa instalação.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *