Como podar plantas: dicas essenciais

Como podar plantas: dicas essenciais

Se você já lida há algum tempo com a jardinagem, sabe que a poda é fundamental. Trata-se de um cuidado que traz benefícios para a formação das verdinhas, melhora a entrada de luz, força novas brotações, elimina ramos e flores secas, rejuvenesce e reduz o tamanho da planta.

É justamente pela poda de uma primavera (Bougainvillea spectabilis) que Carol Costa começa o projeto de um jardim cimentado de 4m² na websérie Sob Medida. Se você ainda não assistiu, aperte play abaixo:

Uma questão que pode gerar dúvidas é qual época é melhor para podar as plantas do jardim. Para a maioria das espécies a resposta é simples: nas estações com temperaturas mais frias, ou seja, outono e inverno. Isso porque com o clima frio as plantas ficam com o metabolismo mais lento, sendo que algumas espécies inclusive entram em dormência.

Quer saber mais sobre podas? Confira essas dicas:

– Se a poda for realizada em um galho muito grosso, coloque no corte uma pasta curativa para evitar que fungos e bactérias penetrem no tecido podado. O passo a passo da pasta está disponível nesse post no Jardim das Ideias STIHL.

– As lâminas da tesoura, podador ou outra ferramenta utilizada para fazer o trabalho devem estar sempre bem afiadas. Dessa forma, é feito um corte limpo que permite uma recuperação mais rápida para a planta.

– No caso de espécies com espinhos, proteja as mãos com luvas confortáveis e flexíveis para evitar cortes e machucados. A STIHL oferece em sua cartela de produtos a linha de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), que conta com diferentes modelos de luvas. Segurança e produtividade para as suas tarefas!

Ficou com alguma dúvida sobre como funciona a poda? Escreva nos comentários para que possamos lhe ajudar!

Inscreva-se no canal do Jardim das Ideias STIHL no YouTube para não perder nenhum episódio da websérie Sob Medida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *