Como plantar tomilho

Como plantar tomilho

Quem adora cozinhar provavelmente já apostou no sabor do tomilho para incrementar os pratos. Eis que hoje vamos mostrar como plantar tomilho: uma ótima ideia para você ter sempre à mão os seus temperinhos favoritos. Vamos nessa?

O tomilho (Thymus vulgaris) e é uma erva antiga originária do oeste da Europa ao sudeste da Itália – por isso é tão popular na gastronomia mediterrânea. Ponto alto: é uma planta fácil de ser plantada e cuidada.

Como plantar tomilho

O tomilho pode ser cultivado através de sementes ou pela compra de novas mudas – e você pode fazer o plantio tanto no solo quanto em vasos. O importante é escolher um local que pegue bastante sol e que deixe o solo quente, pois o tomilho se desenvolve bem melhor em lugares ensolarados.

Quanto ao substrato, o tomilho se dá bem com solos secos, arenosos e que tenham uma boa drenagem. Coloque um pouco de matéria orgânica ou areia para que as plantas se desenvolvam ainda melhor.

Como cuidar do tomilho

As ervas daninhas costumam competir bastante com o tomilho pelos nutrientes do solo e atrapalham o desenvolvimento das plantas mais novinhas. No entanto, você pode controlar este problema colocando húmus de minhoca junto ao solo, pois ele também ajuda a melhorar a drenagem ao redor das plantas e a prevenir o apodrecimento da raiz.

Quanto às regas, deixe que o solo seque bem antes de regar a planta novamente. O tomilho deve ser podado toda a primavera, cortando o pé pela metade para que continue folhoso. Para conseguir um paladar mais potente, é necessário fazer a colhida antes de florescer. Caso queira que ele produza mais folhas, corte as flores. Você pode colher o tomilho em qualquer momento do ano, mas o sabor é melhor em dezembro e janeiro. Após a colheita, pendure os ramos em um lugar escuro e bem ventilado para que sequem.

Agora que você já sabe como cultivar o tomilho, pode tê-lo em casa para acrescentar em sua comida do dia a dia ou até mesmo para receber uma visita. Gostou? Continue acompanhando o blog Jardim das Ideias STIHL para receber mais dicas como esta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *