Como plantar hortelã

Como plantar hortelã

Imagine ter em casa essa ervinha superversátil, por poder ser colocada em chimarrão, no feijão, no chá ou onde você desejar. Vamos sair da imaginação e ir à prática? Aprenda a plantar hortelã.

Antes de qualquer coisa, você tem que ficar atento ao clima: ele pode ser frio, mas não congelante, e o plantio precisa estar bem protegido do vento. Quanto à luminosidade, pode ser em um local ensolarado ou em sombra parcial com alta luz.

Dito isso, o solo necessário para o plantio necessita, preferencialmente, ser fértil e rico em matéria orgânica. Podendo ser em canteiros de hortas ou diretamente no local. Caso escolha em vasinhos, eles têm ter furos de drenagem no fundo. Procure deixar 40 centímetros de distância entre as fileiras e 20 entre as plantas.

Sempre que houver sinais de falta de nutrientes nas plantas (como folhas amareladas e para de desenvolvimento delas), você deve adubar o local com esterco bovino. Já a irrigação precisa ser rotineira, nos períodos da manhã e noite. Caso esteja muito quente, você pode repetir isso mais vezes ao dia, vai depender da exigência do tempo quente. O solo precisa sempre estar úmido, de maneira que atinja as raízes da hortelã.

Sempre mantenha sua plantação sob controle, cortando as plantas, pois elas se espalham e invadem a área que está fora de seu plantio.

Após uns 40 dias, a produção de hortelã vai estar pronta para colheita. Recomendamos colher quando as plantas estiverem florescendo, já que aí elas estarão no auge do seu sabor e aroma. Corte as hastes acima do primeiro ou segundo par de folhas, ou pegue apenas o que irá utilizar. Descarte ramos velhos e também os escuros, para que eles não atrapalhem a planta sadia.

Vale lembrar que existem várias espécies de hortelã, podendo haver diferenças na forma de plantio de cada uma. Informe-se! Gostou dessas dicas? De segunda a sexta sempre tem novidades no nosso blog. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *