Como plantar girassol no vaso

Como plantar girassol no vaso

O girassol (Helianthus), uma das plantas mais belas e adoráveis do mundo, se destaca por suas lindas e grandiosas flores. Esta planta possui diversas utilidades e também dá vida a qualquer ambiente interno. No texto de hoje você vai aprender como plantar girassol no vaso. Vamos lá?

Escolha as sementes certas

Para realizar o plantio dentro da sua casa, será preciso escolher as sementes certas. A espécie anã é a mais recomendada para este tipo de plantio, já que ela atinge em torno de 40 centímetros de altura.

Tamanho do vaso

As espécies anãs normalmente cabem em vasos de 30 a 40 centímetros. Caso você opte por cultivar as espécies maiores de girassóis, será necessário um vaso com capacidade de pelo menos 20 litros.

Escolha um solo saudável

Utilize sempre substratos e nutrientes de ótima qualidade para cultivar a planta. O pH de um solo saudável varia de 5,5 a 7,5 e de deve ter mais de 3% de matéria orgânica em sua composição.

Como plantar

Coloque a semente em torno de 2,5 centímetros de profundidade dentro do vaso. Se você optar em plantar mais de uma semente, garanta um espaço entre elas de 10 a 12 centímetros. Não plante próximas as bordas. Após, adicione uma fina camada de substrato por cima.

Período de rega

O girassol deve ser regado diariamente. A falta de água pode ocasionar uma má formação na espécie, fazendo com que o seu caule cresça fino e fraco, sendo incapaz de aguentar a planta de pé.

Período de germinação

Dentre sete a dez dias a planta começará a desabrochar em pequenas mudas. Durante este processo, não deixe de manter a rega diária, principalmente em torno das sementes.

Luz direta do sol

Conforme o crescimento da muda, o girassol precisará de luz direta para crescer. Depois que a planta se desenvolver por inteira, ela necessitará de pelo menos 8 horas diárias de luz solar. Escolha aquela área mais ensolarada da casa para posicionar o vaso de girassóis!

Período de rega com a planta já adulta

Mantenha a atenção com a rega. Cheque o solo diariamente, pois ele precisará estar sempre úmido para que a planta fique saudável.

Como o girassol é uma planta que cresce muito, talvez seja necessário utilizar um apoio para auxiliar no seu crescimento. Caso você perceba que a planta está pendendo para um lado, adicione uma estaca de madeira para ela continuar crescendo verticalmente. Não finque o apoio dentro do vaso, amarre em algum objeto próximo.

Depois destas dicas, agora é com você! Siga estes passos e tenha em sua casa uma das plantas mais lindas e majestosas em seu ambiente.

Gostou do texto? Curta e compartilhe com seus amigos. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *