Como plantar agastache

Como plantar agastache

Algumas espécies que embelezam os jardins também vão pra mesa, e esse é o caso da agastache (nome científico: Agastache). Com cheirinho de hortelã, essa planta pode ser usada como tempero ou chá.

A agastache já vem sendo cultivada há mais de 1500 anos, conquistando os olhos e o paladar de muita gente. E você está pronto para cultivá-la no seu jardim também?

Confira nossas dicas:

Pra quem vive nas regiões de clima mais frio terá mais sorte com esta planta, pois ela suporta temperaturas até abaixo de -10ºC. Mas, ela precisa de luz solar direta por pelo menos uma parte do dia diariamente.

Essa planta não exige métodos complicados para seu cultivo, apenas um solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. E o plantio? As agastaches podem ser cultivadas por sementes ou por estaquia. A nossa dica é que você semeie-as de forma superficial, cobrindo no máximo com uma leve camada de terra, já no local definitivo ou em recipientes, sendo transplantadas quando as mudas estiverem grandes suficientes para serem manuseadas.

É bom lembrar que as sementes podem levar alguns dias ou até três meses para germinarem, por isso não se preocupe se o processo demorar mais do que você estava programando. É assim mesmo, inclusive as mudas crescem bem lentamente, e podem levar até dois anos para florescer.

Com a planta florescendo você precisa tomar alguns cuidados. O primeiro deles é com a rega, pois o solo deve estar sempre levemente úmido, mas não encharcado. Não se esqueça também de retirar plantas invasoras que surgirem ao redor das agastaches.

Quando elas estiverem bem desenvolvidas e com belas flores, você escolhe se as deixa embelezando seu jardim ou se faz a colheita. As folhas podem ser usadas como tempero ou chá quando ainda frescas ou secas, depois de armazenamento em potes fechados.

E você quando vai começar seu cultivo de agastaches?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *