Como limpar folhas

Como limpar folhas

Se você possui plantas dentro da sua casa, sabe que elas de tempos em tempos ficam cobertas de poeira. Agora, como que você faz para limpar elas? No texto de hoje iremos dar dicas práticas de limpeza nas suas plantas, sejam elas de porte pequeno, médio ou grande.

Além da estética, a poeira pode prejudicar muito suas verdinhas, pois a sujeira acaba bloqueando o contato com os raios solares e fazendo com que elas recebam menos luz que o necessário, atrasando a fotossíntese e o desenvolvimento saudável das espécies.

Há algumas maneiras de fazer a limpeza de forma natural das plantas, ou seja, sem o uso de produtos químicos ou algo semelhante. Vamos a elas!

Água

Trata-se de uma opção acessível e também efetiva de realizar a limpeza das plantas. Uma maneira muito prática de fazer a limpeza é utilizando a mangueira do chuveiro. No entanto, lembre-se de não jogar água quente nas folhas, apenas na temperatura ambiente.

Pano ou algodão

Essa maneira é indicada para plantas maiores e mais robustas, caso contrário poderá danificá-las. Utilize panos macios e pedaços de algodão úmidos para realizar a limpeza. Atenção: esfregar demais a planta pode causar danos e também remover a cera natural encontrada nas folhas.

Escova de dente ou pincel

Perfeitos para plantas que possuem dobras ou cavidades, estes dois objetos são muito úteis para retirar aquela poeira que fica “escondida” entre as folhas. Tenha o cuidado de apoiar uma das mãos abaixo de cada ramo que você for limpar, isso dará mais efetividade na limpeza.

A frequência de limpeza vai depender da quantidade de poeira que o seu ambiente tiver. Na dúvida, passe sempre a ponta do dedo para ter uma noção de pó que a sua planta possui.

Gostou das dicas? Não se esqueça de curtir e compartilhar. Se ficou com alguma dúvida, coloque-a nos comentários. Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *