Como lavar as pedras do jardim

Como lavar as pedras do jardim

Se você quer ter um jardim bem lindo em sua casa, é preciso saber que vai ter certa quantidade de trabalho, tanto com as plantas quanto com decorações. Uma forma de enfeitar, muito apreciada pelos paisagistas, é o uso de seixos para delimitar caminhos ou proteger o solo dos efeitos da erosão. Falando de forma mais simples, os seixos são fragmentos de rochas ou minerais que, dispostas pelo jardim, facilitam a drenagem de água e evitam acúmulo de água. Já falamos mais sobre seixos aqui no Jardim das Ideias – acesse o post e veja nossas dicas.

Estas pedras, por muitas vezes, são brancas e acabam produzindo um contraste com a cor da terra. Com esse contato direto, as pedras do jardim podem ficar muito sujas, fazendo perder toda a beleza. Isso pode acontecer com o tempo e devido aos agentes climáticos, que podem trazer muita poeira. O que também pode sujar as pedras são os líquens que se desenvolvem na superfície das pedras, e despertam a comum vontade de removê-los. Então trouxemos umas dicas para você limpar estas pedras presentes no seu jardim. É bem simples.

Como limpar pedras brancas no jardim

Você precisa retirar as pedras do local onde elas costumam ficar e coloca-las dentro de uma bacia cheia de água. Dissolva uma tampa de água sanitária para cada litro d’água, onde as pedras deverão permanecer por dois dias. Passado este período, retire as pedras e as enxague duas ou três vezes em água corrente. Depois que elas secarem, você já pode recolocar no espaço destinado.

Como limpar pedras em geral no jardim

Para remover a sujeira que está solta nas pedras, uma simples passada de vassoura vai bastar. Depois, é provável que você precise retirar o excesso de lama das pedras, que pode ser resolvido com a utilização de uma lavadora de alta pressão STIHL. As algas e musgos que crescem nas pedras são o que mais dão trabalho, pois você deve esfregar as pedras com uma escova de limpeza, usando vinagre de álcool. Após toda a função, você pode enxaguar as pedras e colocá-las para secar. Quando secas, você já poderá distribuir novamente pelo jardim.

Viu como é simples? Lavar as pedras do seu jardim regularmente com certeza irá trazer mais beleza para seu espaço verde. Tem mais alguma dica? Divida conosco nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *