Como fazer uma composteira em casa

Como fazer uma composteira em casa

No quarto episódio da websérie Sob Medida do Jardim das Ideias STIHL, a jardineira Carol Costa leva para um espaço de 2m² uma charmosa composteira.

A compostagem é a transformação – realizada por minhocas – dos restos de alimentos (casca de frutas, legumes e verduras) e folhas em adubo. Além de permitir “reciclar” parte do seu lixo orgânico, a prática permite enriquecer a produção de sua horta com adubo de ótima qualidade. Tudo isso pode ser realizado em espaços pequenos, sem sujeira ou odor forte.

Além de versões compradas prontas, assim como a apresentada no vídeo, você pode criar a sua própria composteira utilizando itens acessíveis e fáceis de encontrar. Confira o passo a passo!

Materiais necessários:

• Três caixas de plástico empilháveis com tampa. Pode ser pote de sorvete, balde, bacia, lata de tinta ou o que você preferir.
• Furadeira
• Terra
• Minhocas
• Material seco
• Torneira

Modo de fazer:

Fure o fundo de duas caixas com pequenos buracos de meio centímetro de diâmetro, aproximadamente. Em uma das caixas furadas coloque um pouco de terra e minhocas (cerca de meio litro).

Depois, enterre o material orgânico (úmido) misturado com o dobro de material seco (folhas). Quanto mais picadinho, melhor: assim o adubo ficará pronto mais rapidamente. A dica para triturar folhas, galhos e grama do seu jardim é contar com o apoio de uma ferramenta específica.

Empilhe as três caixas e tampe. A vasilha furada deve ficar em cima, a cheia no meio e a sem furos em baixo, para armazenar o chorume, líquido gerado na compostagem. Este líquido, rico em nutrientes, também serve para adubar as plantas. Você pode borrifá-lo sobre as folhas a cada 20 dias.

Quando a caixa do meio estiver cheia, passe-a para o andar de cima. Coloque a caixa vazia (que estava em cima) no meio. Você deve jogar o lixo orgânico na caixa vazia (do meio), cobrindo o material com serragem. As minhocas ficarão na parte superior, para produzir o húmus. Com o tempo, elas passarão para baixo e irão transformar tudo em adubo, em aproximadamente 50 dias.

Sua composteira está pronta!

Algumas dicas importantes:

– Jamais coloque na composteira carnes de qualquer espécie, frutas cítricas em excesso e papel higiênico usado. Deixe secar cascas de limão, laranja e abacaxi antes de irem para o minhocário.
– Não se preocupe, pois as minhocas não sairão da caixa. Elas preferem, inclusive, os lugares mais escuros e ficarão bem dentro da terra.

Você gostaria de saber mais sobre compostagem? Comente! E acesse diariamente o portal Jardim das Ideias STIHL para conferir novas dicas de jardinagem.

Um comentário
    1. Que bom que você gostou, Evana! Fique ligada nas próximas dicas.

  1. Boa noite, estou desenvolvendo uma atividade universitária de conclusão de curso, “Fundamentos da Logística Reversa aplicadas em resíduos orgânicos domésticos” – compostagem. preciso saber de vocês onde posso encontrar o modelo de composteira transparente igual a este que está na pagina do site.
    Este modelo seria o ideal para apresentação no congresso que teremos no final de novembro.

    Fico no aguardo de um breve retorno,

    Desde já agradeço,

    Atenciosamente,

    Nelson Pereira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *