Aprenda como fazer mudas de plantas adultas

Aprenda como fazer mudas de plantas adultas

Quem nunca gostou tanto de uma planta que ficou com vontade de fazer mudas para ter mais dessa espécie no seu jardim ou ainda dar de presente para alguém? Esse processo de fazer mudas de plantas adultas é simples, desde que seja feito com cuidado.

Podemos dizer que uma muda é uma planta recém-nascida, pois muitas vezes ela tem origem das sementes que brotam, mas também são retiradas de plantas já adultas. Apesar de poder ser extraída de qualquer planta independente da sua idade, a forma de cultivo é que vai garantir ou não seu desenvolvimento. Um simples erro pode danificar a sua muda e consequentemente a sua futura planta.

Para que você tenha sucesso na extração da muda, é importante você dar uma lida antes neste passo a passo:

1º Analise a planta da qual você irá extrair a muda. Você precisa saber do que ela precisa e como deve ser feita sua manutenção, para que ela tenha mais chances de sobreviver no processo de replantio.

2º Prepare um vaso para onde vai a sua nova muda com adubo. Como você vai tirar uma parte de uma planta já adulta, tome cuidado porque a sua muda pode morrer com mais facilidade.

3º Observe o lado da sua planta que está mais cheio. Esse detalhe é importante para que você não tire um pedaço da sua planta para replantar e deixe aquele espaço na planta adulta dando a aparência de uma planta mal cuidada.

4º Retire um pedaço da sua planta com a raiz, tire o pedaço inteiro com a raiz exatamente como está na terra e também com uma parte da terra de onde a planta está fixada.

5º Coloque a parte da planta que você recortou e faça uma caminha de terra já adubada no vaso. Fixe bem a areia para deixar a nova muda bem presa na terra.

6º Regue a nova planta, e faça isso diariamente até que ela comece a se desenvolver no novo vaso.

Mesmo com a sua nova muda feita a partir de uma planta adulta, ela é tão frágil como uma planta mais nova, por isso você não pode se esquecer de fazer corretamente a rega e a adubagem.

E você já está pronto para fazer mudas de suas plantas? Conte para nós se você faz isso com frequência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *