Como evitar caracóis na horta? Nós damos as dicas!

Como evitar caracóis na horta? Nós damos as dicas!
Nada melhor do que ter uma horta em casa e poder colher bons alimentos. Se você notou que algumas folhas estão mordidas, provavelmente uma praga está alojada em seu cultivo. Além de mastigar as folhas, os moluscos podem matar suas plantas. Confira algumas soluções para esses problemas.
1. Armadilha: faça uma “isca” para os caracóis e depois, elimine-os manualmente. Molhe uma estopa, ou um pano com cerveja e coloque próximo as plantas onde os caracóis costumam aparecer. O melhor horário é no fim da tarde, porque esses animais têm hábitos noturnos. Na manhã seguinte, recolha os caracóis e coloque em um saco. Em seguida, com o cabo de uma enxada, destrua os invasores e jogue os restos em uma lixeira. Lembre-se de nunca pôr os animais vivos no lixo, pois eles se proliferam nos aterros sanitários. É importante usar luvas ao fazer o procedimento, porque pode ser uma espécie que transmite doenças, como os caramujos gigantes africanos.
2. Use café: o café é extremamente eficaz para afastar caracóis e lesmas. Pode ser usado de duas formas: Coloque café frio em uma garrafa de spray para borrifar sobre as plantas, folhas, solo ou até sobre os caracóis. Você pode espalhar grãos de café sobre a base das plantas que você quer proteger dos caracóis. Isso irá também ajudar a enriquecer o solo.
3. Barreiras: devido à mobilidade dos moluscos, barreiras simples podem funcionar muito bem para repelir esses animais. Basta colocar em seu caminho algo que eles não gostam, como fio de cobre, a vaselina, ou apenas uma malha curvada para fora. Esses cuidados simples ajudarão a afastar os caracóis do seu jardim.
Gostou das nossas dicas? Curta nossa página Jardim das Ideias no Facebook e acompanhe cada novidade. Não se esqueça de compartilhar com seus amigos! Até o próximo post.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *