Como escolher a roçadeira ideal

Como escolher a roçadeira ideal

Roçadeiras a bateria, elétricas, a combustão… Diante das diversas opções existentes, você pode se perguntar: “Qual é a roçadeira ideal para a minha necessidade?”.

A primeira dica é identificar quais são os tipos de vegetação que você precisará roçar para que, então, você comece a escolha da roçadeira adequada pela seleção do conjunto de corte mais adequado.

Conjunto de corte para roçadeiras

A STIHL desenvolveu conjuntos de corte específicos para trabalhar com os mais variados tipos de vegetação:

Para grama, ervas daninhas e vegetação pouco densa, ou em locais com obstáculos que requerem cortes precisos como, por exemplo, ao redor de árvores e beiradas de muros e calçadas, os conjuntos de corte com fios de nylon são os ideais.

Já para vegetações densas, fibrosas ou entrelaçadas, as opções de lâminas metálicas de duas e três pontas são as mais indicadas. Outra opção bastante eficiente para este tipo de vegetação é a lâmina trituradora – que corta e tritura de maneira simultânea, gerando assim um excelente adubo orgânico.

Se a necessidade é cortar arbustos e árvores finas de pequeno porte, as serras circulares são as mais apropriadas para um corte limpo, preciso e, principalmente, seguro.

Roçadeiras diferentes para necessidades diferentes

Após a escolha da ferramenta de corte adequada para cada tipo de vegetação, é necessário identificar o trabalho que será executado e o tamanho da área a ser cortada.

Para as eventuais e pequenas tarefas domésticas como o corte de grama de seu jardim, ou se você precisa fazer aquele acabamento próximo a árvores e paredes, são recomendadas as práticas e leves roçadeiras de baixa potência. Elas foram especialmente desenvolvidas para aqueles jardineiros de fim de semana que se encarregam de manter sempre bonito o próprio jardim. Como opções de máquinas a combustão, temos a FS 38 e a FS 55. Se você prefere as elétricas, recomendamos as roçadeiras FSE 41 e a FSE 60. E ainda existem as modernasroçadeiras com bateria recarregável de tecnologia Íons de Lítio – que não viciam – das quais indicamos a FSA 45 e a FSA 56.

Para aquelas atividades de manutenção de pasto em sítios e fazendas, ou quando temos que cortar a grama em áreas verdes um pouco maiores, ou até mesmo para situações onde ocasionalmente é necessário fazer a limpeza de mato mais denso, as roçadeiras FS 80FS 85FS 120 e FS 130 têm toda a versatilidade para realizar estes trabalhos.

Já para aqueles que necessitam realizar tarefas diárias e por longos períodos de tempo no corte de vegetações densas, fibrosas e entrelaçadas, é necessário um equipamento com potência, robustez e conforto. Como opções, temos as tradicionais e consagradas roçadeiras FS 160FS 220 e FS 290.

E se você ainda deseja ter uma máquina equipada com o moderno sistema de amortecimento de quatro pontos, que garantem maior ergonomia e conforto na operação, recomendamos especialmente as roçadeiras FS 300FS 350FS 380 e FS 460.

Vale lembrar que para escolher o equipamento ideal é importante levar em conta as suas preferências. É por esta razão que a STIHL tem em seu portfólio diferentes opções de tecnologias de motores – a combustão, elétricos e a bateria. Além disso, as roçadeiras estão equipadas com diversos atributos para que você escolha o produto que melhor atende a sua necessidade e expectativa de uso.

Leve estes pontos em consideração e faça uma boa escolha. Para mais informações e dicas de utilização, acesse o site da STIHL. Inscreva-se também no canal da STIHL no YouTube para não perder nenhuma novidade.

Um comentário
  1. Preciso de uma roçadeira multifuncional.
    Qual seria a indicação Stihl????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *