Como cortar madeira sob tensão

Como cortar madeira sob tensão

Você sabe qual a sequência de corte correta para garantir a sua segurança ao cortar um tronco ou pedaço de madeira que está sob tensão? Este é o tema do nosso vídeo de hoje!

Existem duas possibilidades com duas sequências diferentes: quando a madeira está tensionada para baixo e quando ela está tensionada para cima.

No caso da madeira estar tensionada para baixo, primeiro, corte em torno de um terço da espessura da madeira no lado de baixo, que está sob compressão. Depois, finalize o corte pelo lado de cima, que está tensionado.

Já no caso da madeira estar tensionada para cima, realize o procedimento inverso: primeiro corte pelo lado de cima, que agora está sob compressão, em torno de um terço da espessura da madeira, e finalize o corte no lado de baixo, que está tensionado.

Seguir essa técnica de corte evita que o sabre fique preso entre as partes da madeira serrada ou que ocorra um rebote da motosserra – quando ela é jogada repentinamente contra o operador – principalmente ao realizar o corte de ruptura de baixo para cima.

Inscreva-se no canal da STIHL no YouTube para não perder nenhuma novidade.

Você também pode se interessar por:

5 cuidados para evitar o rebote da motosserra

Como regular o carburador de uma motosserra

Como montar conjunto de corte na motosserra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *