Carvão vegetal na jardinagem

Carvão vegetal na jardinagem

Um dos problemas mais comuns encontrados no cuidado com as plantas é sobre a quantidade de água, não é mesmo? Por mais simples que pareça, qualquer dose a mais ou a menos pode prejudicar as suas verdinhas. No entanto, uma forma eficiente e prática de prolongar a vida das plantas e evitar este problema é utilizar carvão vegetal em seu plantio. Quer saber mais? Continue lendo esse post.

O carvão vegetal é bastante usado na jardinagem pois é um elemento poroso que absorve muito líquido.

O carvão é utilizado em diversas áreas da natureza, desde aquários (sendo usado como filtro natural) até tratamentos contra envenenamento em humanos, isso pela sua incrível capacidade de absorção.

Na jardinagem ele age como uma camada de proteção para as plantas, auxiliando no controle do nível de água. É uma ótima camada de drenagem, assim como a argila expandida. Porém, o carvão se destaca por também ajudar no combate a insetos, odores desagradáveis e impurezas presentes no substrato.

Lembre-se sempre de utilizar esse material na última camada, ou seja, lá no fundo do vaso, para que o carvão consiga agir de uma maneira mais eficiente. Depois disso, siga normalmente o plantio.

Dicas:

• Você pode aproveitar o carvão utilizado na sua churrasqueira, mas apenas se não tiver com sal ou com gordura.
• A farinha de casca de ovos é um bom complemento para o carvão, formando uma misturinha poderosa para garantir a saúde das suas plantas.
• Você também pode triturar o carvão e utilizá-lo como cobertura no vaso de planta.

Agora que você já descobriu para que serve e como deve ser usado o carvão vegetal na jardinagem, ponha em prática esta técnica de plantio e veja a diferença. Suas plantas irão amar!

Gostou? Não deixe de acompanhar o Jardim das Ideias STIHL, coma atualizações diárias para quem ama trabalhar com jardinagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *