5 formas de usar borra de café no jardim

5 formas de usar borra de café no jardim

Uma das bebidas favoritas dos brasileiros (somos o segundo maior país consumidor desse estimulante no mundo), que além de deliciosa, é um excelente fertilizante para a terra. Sabe do que estamos falando? Café! Por ser rico em nutrientes, ele contribui muito para o bom desenvolvimento do solo e consequentemente para o desenvolvimento das plantas. Confira 5 formas de usar a borra de café a favor do seu jardim ou horta:

1. Na fertilização

Utilize a borra do café junto com outros tipos de fertilizantes e adubo. Aplicar ela diretamente sobre o solo irá acelerar o processo de decomposição da matéria, fazendo com que perca sua função de fertilizante. Você pode misturar, também a borra na seguinte proporção: 100g de borra de café para cada litro de água.

2. Na compostagem

Com a borra de café colocada junto à pilha de compostagem, esta emanará um cheiro mais ameno, ficará mais quente e conservará a umidade. Para melhor resultado, é recomendável adicionar folhas secas, que evitam o mau cheiro, e serragem, para reduzir a umidade.

3. Repelente de pragas

Quando se utiliza repelente químico é preciso considerar que, por mais eficaz que seja no combate das pragas, eles acabam matando insetos que são benéficos para a plantação, além de prejudicar a saúde da planta. Utilize a borra de café que, além de tornar a planta mais saudável, é um excelente repelente para larvas, caracóis e lesmas.

4. Atrai minhocas

As minhocas adoram um café! Mas elas costumam preferir a borra mais antiga, que já está em processo de decomposição. As minhocas trazem muitos benefícios para a terra da sua horta e jardim, pois seus dejetos auxiliam na fortificação da terra e seus caminhos na irrigação da água.

5. Mudança no solo

Se você estiver pensando em construir ou aumentar um canteiro ou ainda em consertar alguma coisa do seu jardim, a borra de café é uma boa pedida. O solo e a terra devem ser misturados numa proporção de 50/50. Após efetuar a mistura, espere aproximadamente 60 dias para plantar alguma semente ou vegetal. A terra estará muito mais saudável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *