Aprenda como salvar uma planta

Aprenda como salvar uma planta

As plantas trazem vida ao ambiente, mas, assim como nós, precisam de cuidados para se manterem bonitas e saudáveis. Se sua plantinha está seca, murcha ou sem vida, fique calmo! Nem sempre é fácil reconhecer qual é o real problema, que pode variar por causa do clima, falta de nutrientes, excesso ou falta de sol e água. Por isso, confira algumas dicas.

1. Faça o replantio em outro vaso

Sempre é importante pesquisar sobre o tamanho de vaso adequado para a sua plantinha, pois conforme ela vai crescendo necessita de espaço e isso pode fazer com que afete seu desenvolvimento. Indica-se pesquisar sobre a espécie que irá replantar, para saber se ela precisa de algum complemento especial na hora de realizar a troca de vaso. Tome cuidado para manter intactas suas raízes, e uma dica é utilizar um recipiente que contenha furos para ajudar na drenagem. Você pode também cortar os galhos ou folhas secas com cuidado, antes de colocá-la em outro recipiente.

2. Adicione nutrientes

Na hora de colocar terra para sua planta, faz muita diferença os nutrientes que são acrescentados para que o seu desenvolvimento ocorra bem. Você pode utilizar adubos prontos que são vendidos nas floriculturas e na internet ou também os naturais, como cascas de ovos e de frutas.

3. Quantidade correta de água

Tenha muito cuidado para não deixar sua planta sem água ou encharcada por conta do excesso. É necessário saber se a espécie prefere solos mais secos ou com mais umidade. A maioria das plantas não gosta de receber água diretamente em suas folhas e o vaso de barro é uma grande dica por ser mais poroso, assim deixando as raízes respirarem melhor.

4. Controle a luminosidade

Todas as plantas necessitam de certa quantidade de luminosidade para se manterem saudáveis, por isso tenha cuidado com a falta ou excesso de exposição ao sol, que pode queimar as folhas ou diminuir a floração. O importante é ver em qual cômodo da sua casa ela se adapta melhor. No caso de apartamentos, deixe sua plantinha próxima de janelas para também ter mais ventilação.

5. Cuidado com as pragas

Se perceber que sua planta está com machucados, enfraquecida ou com resíduos estranhos, pode ser sinal de pragas. Para resolver esse problema você pode encontrar soluções em floriculturas, na internet ou naturais. O passo mais importante é identificar qual a praga ou fungo que está afetando sua verdinha, para então buscar a solução apropriada.

Se você ficou com alguma dúvida, comente. E não deixe de acompanhar o Jardim das Ideias STIHL no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *