Aprenda como escolher a motosserra ideal

Aprenda como escolher a motosserra ideal

As motosserras são ferramentas práticas, que geram economia de tempo e facilitam o trabalho do usuário. Para escolher o equipamento correto, a STIHL conta com uma equipe qualificada no ponto de venda para auxiliá-lo – mas existem algumas perguntas que você pode se fazer para antecipar sua decisão.

Qual o tipo de motorização adequado à minha necessidade?

O tipo de motorização da motosserra é um fator determinante para escolher a motosserra.  Hoje a STIHL possui equipamentos elétricos, a combustão e a bateria destinados para ambientes diferentes.

As motosserras elétricas são indicadas para uso em locais internos ou externos, com acesso à energia elétrica, como em residências por usuários domésticos ou na construção civil.

Já as motosserras a combustão, indicadas para utilização em ambientes externos, atualmente são os equipamentos que apresentam maior potência dentro do nosso portfólio.

Por fim, os produtos a bateria, leves, práticos e sem a emissão de gases, são principalmente indicados para uso próximo a locais sensíveis a ruídos, como escolas, hospitais e condomínios.

Qual meu nível de experiência com motosserras?

Se não está lembrando da última vez que utilizou uma motosserra, isso pode significar que você não tem muita experiência. Por isso, tenha atenção na escolha de um equipamento que seja compatível com as suas habilidades.

Onde vou usar minha motosserra?

Pergunte-se sobre qual a aplicação do produto. Para quê, exatamente, você irá precisar dele?

Se você for utilizar a motosserra ocasionalmente em torno do seu jardim, para manutenção das árvores da sua propriedade, corte de lenha ou outras pequenas tarefas, então você precisa de um produto leve, como, por exemplo, a MS 180 C-BE.

A motosserra MS 180 C-BE apresenta a potência ideal para pequenas tarefas de jardinagem, aliada ao sistema ERGOSTART, que facilita o arranque, e está disponível com um sabre de 35cm.

Mas, se você for utilizar a sua motosserra para podar árvores um pouco mais robustas ou até mesmo corte de mourões, então você precisa considerar a linha de equipamentos de média potência, como uma MS 250. Ela possibilita a utilização de sabres com comprimento de 35 a 40cm, e apresenta cerca de 50% a mais de potência do que a MS 180 C-BE.

Por fim, se você possui uma grande propriedade, como uma fazenda, ou precisa realizar trabalhos frequentes, você deverá usar uma motosserra de média potência, com a possibilidade de montar sabres com maior comprimento, como por exemplo a MS 260 ou a MS 361, que são robustas e apresentam atributos para aplicações profissionais.

Qual o diâmetro da madeira que vou cortar?

Além de saber quais aplicações a motosserra irá exercer, é importante saber qual o diâmetro da madeira que será cortada. Assim, você identifica a necessidade de uso do equipamento.

Para troncos caídos ou para cortar árvores de pequeno porte, as motosserras de baixa potência, como a MS 180 C-BE, são as mais recomendadas. Já para cortar árvores mais robustas, com troncos com diâmetro maior, as motosserras de média potência, como a MS 361, são as mais indicadas.

Leve estes pontos em consideração e faça uma boa escolha. Para mais informações, acesse o site da STIHL. Inscreva-se também no canal da STIHL no YouTube para ficar por dentro de outras dicas de utilização de produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *