Aprenda a regular o carburador da roçadeira

Aprenda a regular o carburador da roçadeira

Os carburadores das roçadeiras STIHL saem da fábrica já regulados, de maneira padronizada, para operarem em qualquer condição com uma mistura ideal de ar e combustível para o motor. Mas caso perceba a necessidade de regulagem, fique atento aos seguintes passos.

Antes de tudo, certifique-se de que o motor está desligado e a ferramenta de corte está montada no equipamento. Em seguida, verifique o filtro de ar e, caso necessário, substitua-o por um novo.

Para começar a regulagem padrão, gire o parafuso de regulagem principal (H) em sentido anti-horário até o encosto na rosca, correspondente a, no máximo, 3/4 de uma volta. Depois, gire cuidadosamente o parafuso de regulagem da marcha lenta (L) em sentido horário até o encosto da rosca e, então, gire novamente mais 1 ½ volta e meia em sentido anti-horário para finalizar a regulagem padrão.

Já para a regulagem da marcha lenta, realize primeiro a regulagem padrão, ligue a máquina e deixe o motor aquecer por alguns instantes. Em seguida, identifique o problema a ser corrigido:

Caso o motor esteja apagando na marcha lenta, gire cuidadosamente o parafuso de encosto da marcha lenta (LA) em sentido horário, até que o motor funcione uniformemente. Fique atento e lembre-se de que a ferramenta de corte não deve girar quando estiver na marcha lenta.
Caso este seja o problema, gire o parafuso de encosto da marcha lenta (LA) em sentido anti-horário, até que a ferramenta de corte fique parada. Em seguida, gire novamente de ½ até mais 1 volta na mesma direção.

Se mesmo após o ajuste da regulagem no parafuso LA, a rotação na marcha lenta permanecer irregular, com problemas de aceleração, fique atento aos seguintes procedimentos:

No caso de a regulagem da marcha lenta estar muito pobre, ou seja, com pouca aceleração, gire o parafuso de regulagem (L) com cuidado em sentido anti-horário (aproximadamente 1/4 de uma volta), até que o motor funcione uniformemente e acelere bem.

Porém, se ao contrário, a regulagem da marcha lenta estar muito rica, ou seja, com aceleração acima do normal, gire o parafuso de regulagem da marcha lenta (L) cuidadosamente em sentido horário (aproximadamente 1/4 de uma volta), até que o motor funcione uniformemente e ainda acelere bem.

Depois de cada correção no parafuso de regulagem da marcha lenta (L), na maioria dos casos também é necessária uma modificação no parafuso de encosto da marcha lenta (LA). Mas atenção: se após a regulagem a ferramenta de corte não ficar parada na marcha lenta, procure um ponto de venda STIHL.

Inscreva-se no canal da STIHL no YouTube para não perder nenhuma novidade.

Para saber mais sobre roçadeiras STIHL, confira essas dicas:
• Passo a passo: como montar e operar sua roçadeira STIHL 
• Como escolher o conjunto de corte ideal para roçadeira 
• Como trocar o conjunto de corte da sua roçadeira STIHL 
• 3 mitos sobre operar uma roçadeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *