Aprenda a plantar e cuidar de orquídeas

Aprenda a plantar e cuidar de orquídeas

Quem ama flores sabe: as orquídeas são verdadeiras queridinhas entre os adeptos da jardinagem. Elas pertencem a família Orchidaceae e possuem uma grande variedade de formatos e cores, sendo encontradas em praticamente todas as regiões do planeta, porém, é na Colômbia que o maior número de espécies foi encontrado, chegando aos 4.010 exemplares registrados.

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre como plantar e cuidar dessas plantinhas e nós separamos algumas dicas para você iniciar o seu orquidário e deixar seu jardim ainda mais lindo.

Passo 1 – Escolhendo o vaso

Para escolher o recipiente ideal onde a sua orquídea será plantada, opte por vasos de barro ou cerâmica com furos nas laterais e no fundo, para melhorar a drenagem e aeração do solo. Materiais rígidos como plástico também podem ser uma ótima aposta para o plantio destas espécies, mas é ideal perfurar nos locais indicados, para que não haja problema de apodrecimento de raízes devido a alta umidade da terra.

Passo 2 – Escolhendo o substrato

Esta etapa é crucial para o desenvolvimento da sua orquídea. Uma boa terra irá auxiliar no desenvolvimento da muda, fazendo com que ela se adapte como se estivesse em seus habitat de origem. Você pode utilizar elementos como cascas de coco, cascas de pinus e esfagnos. Escolha um substrato das opções mencionadas anteriormente, podendo adicionar um pouco de terra para ajudar na fixação, de preferência terra misturada com areia para ajudar na drenagem. Lembrando que as orquídeas epífitas não se desenvolvem se plantadas somente em terra.

Passo 3 – Plantando a orquídea

Para começar, lave as raízes em água corrente de forma delicada para retirar as partículas mortas das mesmas. Forre o seu vaso com brita ou outro tipo de matéria, isso irá ajudar na drenagem do solo. Adicione metade do substrato úmido, deixando espaço para adicionar a planta. Acomode a muda no centro do local de plantio, deixando espaço nas laterais para o desenvolvimento da planta no futuro. Adicione adubo orgânico ao redor de onde você plantou a orquídea.

Cuidados

Depois de crescer cheia de beleza e saúde, sua orquídea precisará de cuidados especiais. Atente para a iluminação do local. Esta espécie necessita de frescor e luz indireta – varandas ou janelas são as melhores opções para armazená-las. As regas devem ser feitas de uma a duas vezes semanalmente, mas vale conferir sempre se o substrato ainda está úmido. Se estiver, não é necessário molhar. Aguarde um ou dois dias e confira novamente para se certificar de que a terra está mais seca. Lembrando que no verão, você poderá molhar sua planta até três vezes por semana.

Gostou desta publicação? A gente tem mais uma dica incrível pra você: se inscreva no Jardim das Ideias, que acontece nos dias 23 e 24 de março em São Paulo, e fique sabendo de tudo o que precisa pra plantar e cuidar de Orquídeas. Pra participar é fácil: mande um e-mail para o marketing@shopgarden.com.br, ou ligue para o telefone (11) 2227-8500.

Um comentário
  1. Olha, não sei se pesquisou o básico para fazer esta publicação. Mas esta bemmmm errado a forma de plantar orquídeas.
    Não sou mestre de orquídeas, mas até quem sabe o mais básico de orquídeas sabe que nada disto que escreveu esta correto.

    Utilizando terra e adubo orgânico você vai matar ela. Existes muitossss tipos e formas de orquídeas, mas quando pode usar terra? Em sua maioria são plantas que vivem em substratos bemmmmm aerada quase sem umidade ou pouquíssima, absorvem substâncias pelas folhas. Tomem cuidado ao postar algo.

    Abs

    1. Olá Felipe, tudo bem? Agradecemos a correção. A publicação foi alterada de maneira a corrigir os erros.
      Vale lembrar que existem orquídeas que podem ser plantadas em terra, embora não sejam a maioria.
      Ficamos à disposição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *