Acabe com os pulgões de uma vez por todas

Acabe com os pulgões de uma vez por todas
Mais um dia para estar por dentro de um assunto que é sinônimo de medo entre os fãs de jardinagem: pragas. Hoje, descubra os segredos dos pulgões, os insetinhos responsáveis por causar lesões e até mesmo propagar diversas doenças perigosas para a saúde das plantas.

Também conhecidos como ou afídeos, mas popularmente chamados de piolhos-das-plantas, os pulgões podem medir até 3 mm, tendo longas antenas e corpo com aspecto gelatinoso.

A ação dos pulgões

Os pulgões agem de maneira que comprometem o desenvolvimento saudável do jardim: eles sugam a seiva das plantas. Em infestações agrícolas, os resultados são ainda mais catastróficos: as suas ações podem resultar na diminuição de tamanho, número e peso dos grãos.
Inimigos X aliados
As joaninhas são inimigas dos pulgões na vida selvagem, já que são as suas predadoras naturais. As formigas, no entanto, são suas aliadas: a secreção expelida no processo de alimentação é utilizada por estes insetos para que consigam se deliciar de suas folhas que logo ficam enfraquecidas.
Prova real
Para verificar se a sua planta está sendo infectada por pulgões, confira a parte inferior das folhas. É neste local que este inseto costuma ficar. Observe também se existem manchas amareladas e com aspecto pegajoso – caso existam, lave delicadamente com água e sabão.
Receita caseira contra pulgões 

Materiais:
200 gramas de cebola
2 litros de água
Modo de fazer:
Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Coloque em uma garrafa de refrigerante e deixe curtir por dez dias. Assim que estiver pronto, misture 330 ml desse líquido com mais 1 litro de água. Pulverize sobre as plantas atingidas.
Dicas especiais
– Enterre dentes de alho próximos das plantas que costumam apresentar a infestação.
– Em caso de pulverização, faça à noite. O sol poderá influenciar negativamente nos resultados.
– Se a sua muda estiver infectada, limpe a terra ao redor e faça a aplicação da receita caseira ensinada acima.

– Conte com ferramentas específicas para a pulverização das áreas afetadas, como os pulverizadores STIHL. Há opções para uso agropecuário, mercado florestal, jardinagem profissional, uso ocasional e, ainda, para o mercado de limpeza e conservação. Confira aqui: https://goo.gl/fAjGc9

E aí, curtiu as sugestões e truques para eliminar os pulgões de seu jardim? Se sim, siga ligado nas publicações do Jardim das Ideias. Todo o dia tem texto novo! 😉

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *