Conheça o significado das flores

Cravos - Crédito blog giuliana flores

Com o dia dos namorados se aproximando, decidimos relembrar o antigo significado das flores e o que elas querem dizer quando presenteadas a alguém. Os significados abaixo foram traduzidos do livro A Victorian Flower Dictionary, de Mandy Kirby.

Rosas
É a flor mais associada ao amor e à paixão, especialmente a rosa vermelha. No período Vitoriano, quanto mais forte o sentimento, mais escura era a cor da rosa. Assim, uma rosa carmim era a melhor forma para se demonstrar uma grande paixão. A quantidade de rosas também transmite diferentes mensagens. Diz-se que uma única rosa vermelha demonstra amor. Duas, um compromisso. Uma dúzia significa gratidão, e cinquenta rosas vermelhas em um buquê querem dizer amor incondicional.

Tulipa
Segundo os antigos costumes orientais, presentear com tulipas vermelhas significa paixão. Este significado tem origem em uma bela, porém trágica lenda turca, segundo a qual cada gota do sangue do jovem Farhad, que tirou a própria vida ao saber que sua amada Shirin havia morrido, transformou-se em uma bela tulipa escarlate.

Cravos
Sempre foram associados ao amor e ao casamento. Dizem que quem os recebe um cravo cor de rosa é porque é inesquecível, os vermelhos significam um coração que arde em paixão, e os brancos o quanto alguém é doce e adorável.

Orquídeas
Para os antigos gregos, as orquídeas significavam virilidade e fertilidade. Já para os ingleses, simbolizavam riqueza, exclusividade, bom gosto e refinamento. No Japão feudal, uma rara e exótica orquídea, conhecida como a orquídea do samurai, representava bravura e coragem. Como essa orquídea apenas crescia em regiões montanhosas e inacessíveis, os samurais viajavam grandes distâncias e arriscavam a vida para conseguir coletar um exemplar, que, então, passava a ser carregado em uma gaiola especial como símbolo de intrepidez. Estas características fazem da orquídea uma flor ideal para se presentear os homens.

Lírios
Na Idade Média, os lírios passaram a ser associados à Virgem Maria e, a partir de então, tornaram-se símbolo de feminilidade. Diz-se, assim, que nada melhor que um lírio para se dizer a uma mulher que ela é ideal e superior a todas as demais.

Callas
A callas, quando branca, é popularmente conhecida como copo de leite. As variedades coloridas são genericamente chamadas de callas. O nome vem do grego e significa beleza. A callas branca está associada à fé, pureza e santidade. É uma flor com presença constante em casamentos, já que denota devoção e felicidade conjugal. A callas rosa traduz admiração e apreciação, enquanto a púrpura transmite paixão. Já a callas negra simboliza elegância e mistério. Juntamente com a callas chocolate, é uma excelente opção de flores para os homens.

Astromélias
Popularmente conhecida como "astromélia", esta flor também é chamada de lírio dos incas. É uma espécie bastante durável, que simboliza devoção e relações duradouras.

Tulipas - Crédito mundo das flores

Fonte: Casa e Jardim

Posts Relacionados

Comentários
Voltar para a página inicial