Dica para deixar seu gramado lindo na primavera.
Conheça Raul Cânovas, paisagista reconhecido que escreve aqui no Jardim das Ideias.
Para receber novidades STIHL e participar das promoções faça seu cadastro.
Não leva mais que 3 minutos.
Fazer CadastroO Jardim das Ideias preparou alguns recados animados para você.
Envie para os seus amigos do Orkut ou use no seu blog. Aqui você pode ver as opções e escolher o seu.

Dica para deixar seu gramado lindo na primavera.
Rober comentou dia 01 de outubro:
Parabens. Muito interessante.
Dermeval dos Santos Rocha comentou dia 21 de outubro:
muito boa
Paulo Diniz Anverze comentou dia 22 de outubro:
Gostei muito dos vídeos e dicas para jardim, pois estou querendo me aprimorar nesta arte.
Parabéns!!!
Cleide comentou dia 26 de outubro:
Oie Raul, Sou mto impaciente, e resolvi aprender a ter paciencia com as plantas e olha da tando resultado... estou mto mais calma!!! E como estou construindo e tenhu um terrero enorme, com certeza vou seguir suas dicas de jardinagem p por em pratica em CASA. PARABENS Mesmo...
vera moraes comentou dia 29 de outubro:
adorei a dica p gramado estava procurando algo p melhorar o meu .me mudei a pouco p essa casa com um gramado muito grande e ele esta muito mal tratado.valeu vou ficar atenta a todas pois sei q tenho muito q aprender. l
Natália comentou dia 30 de outubro:
Boa tarde, moro em apto no centro da cidade e tenho um espaço perto da janela de minha sala que as plantas adoram.Gostaria muito de algumas dicas de vc´s para montar o meu jardim. Muito Obrigada. Natália
regiareisbh@yahoo.com.br comentou dia 21 de maio:
gramado
José de Lima comentou dia 18 de janeiro:
gostei muito pois estou querendo me aprimorar nesta arte
Tibor Géza Borbély comentou dia 28 de janeiro:
Há vinte anos faço cobertura de gramado, aprendo a cada dia que, se tiver sorte, nos próximos 20 anos, continuarei aprendendo.
tibor geza borbely comentou dia 11 de maio:
Prédios onde faço manutenção, estão pleiteando certificação LEED, preciso informações p/ minha adaptação ao prédio.
Raul Cânovas comentou dia 12 de maio:
Olha só Tibor,
O certificado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design®) está em pleno desenvolvimento, pelo que sei. Abrange uma série de atividades e não estou muito certo sobre a manutenção de áreas verdes, mas pode se informar melhor no site www.gbcbrasil.org.br
Abraços,
danilo nogueira comentou dia 21 de junho:
como faço para ver os vídeos///
Dinara comentou dia 03 de novembro:
Raul, estou com uma certa dificuldade em tratar de um gramado, eu sei que a época de adubá-lo é entre agosto ou setembro, mas só agora que me procuraram e me pediram ajuda. O que devo fazer agora, posso utilizar a mesma dica ou tem algo especial que devo fazer? Este gramado apresenta manchas amareladas e parte dele esta bem verdinho e outra parte esta com muitas falhas, chegando até faltar grama como se fossem feitos trilhos sobre eles.
Raul Cânovas comentou dia 07 de novembro:
Olá Dinara,
Não imagino em que região do país você está morando. Mas a época das chuvas e do calor começa agora em grande parte do Brasil, portanto é um momento propício para cobrir os gramados e, desse modo, estimular o crescimento deles.
As manchas amarelas podem indicar uma simples deficiência nutricional (que pode ser corrigida com a cobertura indicada) ou uma praga, como cochonilhas ou percevejos. Os primeiros sugam a seiva, debilitando a grama; já os percevejos agem em locais ensolarados, causando amarelamento das folhas. Manchas amareladas podem ser causadas por doenças fúngicas, como: brusone, rhizoctonia, ferrugem, mancha de curvalaria, podridão de raízes, etc. É impossível diagnosticar o problema sem saber:
Região onde está instalado esse gramado;
Tipo de grama;
Tamanho e topografia do local;
Histórico do manejo nos últimos meses (adubações, freqüência dos cortes, regas, uso de defensivos e/ou fertilizantes);
Recomendo que:
Recolha as aparas de grama, após o corte;
Regue adequadamente, logo cedo de manhã;
Regular a máquina conforme a época;
Manter o ferramental limpo e desinfetado;
Pulverize toda a área gramada três vezes, com calda bordalesa, com uma semana entre as aplicações.
Abraços,