6 coisas para fazer no Jardim Botânico do RJ

6 coisas para fazer no Jardim Botânico do RJ

O Jardim Botânico funciona como um instituto de pesquisa e é considerado um patrimônio nacional pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – e reserva da biosfera da mata Atlântica pela UNESCO. Fundado em 13 de junho de 1808 por Dom João VI, este é um espaço para curtir e entrar em contato com a natureza. A seguir, confira uma lista de atrações para conferir a diversidade natural brasileira.

1. Lazer para todos

O ambiente e espaço proporciona um ótimo passeio para crianças e adultos. Além de abrigar o jardim sensorial, que foi feito especialmente para pessoas portadoras de deficiência visual.

2. Leve sua câmera e aproveite

Dentro do parque você vai encontrar monumentos históricos, artísticos e arqueológicos, como o Chafariz Central ou Chafariz das Musas, onde as quatro figuras representam a música, poesia, ciência e a arte. Além de deparar diversas espécies de árvores, plantas e animais.

3. Espaços incríveis

Orquidário: construído no final de 1930 e restaurado em 1998, você encontra cerca de dois mil vasos de algumas plantas ornamentais, como os antúrios, filodendros, samambaias e avencas.

Jardim Japonês: criado em 1935 para mostrar um pouco da cultura japonesa com lindos bonsais, cerejeiras, bambuzais e lagos com carpas.

Cactário: recentemente reformado com mais de 150 espécies.

4. Parque infantil

Oferece brinquedos de madeira e caixa de areia para crianças de até 10 anos, além de dispor bancos e mesas para lanches.

5. Loja

Lá você encontra objetos de decoração, livros, artigos infantis, roupas e até mesmo lembrancinhas.

6. Cafeterias

Como não é permitido consumir alimentos e bebidas em qualquer espaço do Arboreto, o JB disponibiliza duas opções de cafeteria, com refeições completas ou lanches.

Ideias que Florescem

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é o cenário da websérie Ideias que Florescem, que conta a história de jovens que tiveram suas vidas transformadas através do projeto Pró-Florescer. Assista:

Curtiu nossas dicas? Então partiu levar a família para um lindo passeio e aproveitar a natureza. Para maiores informações, acesse o site oficial: http://jbrj.gov.br/.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *