Muito antes de Cabral ter aportado nestas nossas terras, os índios urucuzavam seus corpos para protegê-los dos insetos e do sol escaldante. Quando o navegante e sua tripulação se depararam com esses nativos, os chamaram de peles-vermelhas, por causa da cor produzida pelo constante uso da pasta, produzida com as sementes.
Hoje esse corante vermelho é comercializado com o nome de colorau e exportado para a Europa, onde é utilizado para pigmentar a casca de queijos como, o Cheddar e o Mimolette, entre outros. Aqui é usado em pães, sopas, arroz e carnes assadas, especialmente na culinária nordestina.
A árvore é pouco aproveitada pelos paisagistas, o que é uma pena, já que sua aparência e chamativa, tanto pelas suas flores, como pelos seus frutos.







