
Seu nome é alusivo ao formato da flor e, as raízes, quando usadas na forma de chá são emenagogas, ou seja, provocam a menstruação. Quiçá este seja um motivo pelo qual esta trepadeira seja tão ligada ao mundo feminino, à sensualidade e a fertilidade. Nas regiões próximas do Golfo de Bengala é utilizada na adubação verde e, nas margens dos rios, onde crescem espontaneamente, seus frutos caem na água ajudando a dispersão das sementes pegajosas que ficam aderidas a certos animais garantindo, assim, a germinação de novas plantas.
Os malaios da Ilhas Halmahera, Ceram e Buru, nas Molucas, tingem seus pareos de azul usando as pétalas de suas flores, desta forma suas vestes combinavam melhor com o anil marinho que os rodeia.
Confira a ficha completa na Biblioteca de Espécies.








Ieda Paula comentou dia 25 de outubro:
Esta aí parece uma orquídea ! Que linda !Estou falando da Clitoria Ternatea .Qual seria seu nome popular ? Parece-me que ñ a conheço. Abs.
Maria Laura Furtado Lobato comentou dia 25 de outubro:
Acheia a flor muito bonita, gostei das informações.Quero saber se é possivel de cultivá-la em apartamento e como conseguir a muda e ou semente.Pedem ajudar-me?
Laura Lobato.
Nívia comentou dia 07 de outubro:
Boa tarde, tenho em meu jardim uma pequena trepadeira. O caso é, que ja pesquisei e não consigo descobrir seu nome. A flor é pequenina e vermelho sangue. As sementinhas se parecem com grãos de mostarda.Muito obrigada, agradeço se puderem me ajudar a descobrir seu nome. Até mais
Raul Cânovas comentou dia 12 de outubro:
Oi Nívia,
São muitas as trepadeiras com essas características. Por isso é melhor nos enviar uma foto que mostre, de perto, flor e folha (podes fazer este envio na seção "Perguntas"do site). Desse modo vamos descobrir tudo sobre ela.
Abraços,