Crônica , Planta da Semana - Árvores

O louro

A esposa do Imperador Augusto, Lívia Drusila (55 a.C.- 31 d.C.) estava sentada distraidamente em um banco de mármore, no seu jardim, quando uma águia deixou cair em seu colo uma galinha quase tão branca quanto o alvíssimo carrara que servira de material para o assento. A galinha Leghorn (talvez a primeira da Roma Antiga) carregava, no bico, um ramo de louro com muitos frutinhos. Júpiter a enviara como uma emblemática mensageira de paz e as sementes foram lançadas nas margens do Rio Tibre, perto do “Palatino di Lívia” como era chamada a residência da Imperatriz.
Com o tempo esse espaço se transformou em um bosque de loureiros, calmo e aprazível, aonde os nobres romanos iam em busca da paz.


NA GASTRONOMIA
Mas, é claro, além de sossego e de concórdia, esta arvorezinha é ótima para quem gosta da boa cozinha e não dispensa o bom e tradicional bouquet garni, que leva como ingrediente principal o louro, alem do tomilho e da salsinha. Os três formam um bouquet amarrado por um barbante, ou guardados dentro de um sachê e não deixam, na panela, nenhum vestígio de tempero, soltando apenas o sabor deles.
Por ter como origem o Mediterrâneo é comum na culinária dessa região. As tradicionais lentilhas, as berinjelas e o cordeiro nunca dispensam um “raminho de louro”. Seu sabor e aroma balsâmicos dão um “toque” doce e picante ao mesmo tempo.


NAS TRADIÇÕES
A planta representa desde épocas remotas o triunfo. Os imperadores romanos e os comandantes das legiões eram coroados com ramos de louro. A prática foi herdada dos gregos, que confeccionavam coroas para premiar os atletas e os heróis. O termo “laureado” explica exatamente isto: coroado com louros.


NA MEDICINA
As folhas possuem componentes ativos como: cineol, engenol, azeites essenciais, taninos, etc. Por esse motivo são usadas em infusões para: dispepsias, anorexia, espasmos gastrointestinais, bronquite, asma, meteorismo, enfisema pulmonar, etc. O azeite de louro pode ser utilizado em caso de inflamações nas articulações e até no combate à pediculose.
Mas, por favor, nunca confundam louro (Laurus nobilis) com espirradeira (Nerium oleander), este último é usado exclusivamente no paisagismo, como ornamental e é tóxica.
 

NO PAISAGISMO
Por falar em paisagismo, diria que é uma boa idéia usar loureiros no jardim. Gosta de brisa e de chuvas; do mar bem perto e de muito sol. É cultivado em vasos, sem dificuldades, desde que este possua um bom tamanho. As podas lhe dão um aspecto um pouco mais compacto, diminuindo sua altura, que pode ser mantida em 1,80 a 2,00 m.
O solo deve ser bem drenado, algo arenoso e com um pH de 6,6 à 7,5, requerendo, quase sempre, uma correção com calcário. No verão, gosta de uma boa chuveirada de vez em quando e, no caso de ser atacada pela cochonilha de carapaça, uma pulverização com óleo mineral ou vegetal (1% de óleo, 99% de água) resolve.

Autor: Raul Cânovas

13 de julho de 2010

47 comentários

Carregando...
  • erisson comentou dia 18 de julho:

    adorei o post raul!!!
    vc poderia nos ensinar três coisinhas: como fazer mudas de louro, onde arrumar sementes ou mudas e, por fim, como montart o vaso ideal para eles.

    gostei bastante!
    abs

  • Jardim das Ideias comentou dia 20 de julho:

    Vamos lá Erisson,

    O melhor método reprodutivo é por estacas, cortadas dos ramos maduros. Estas, com 15cm, devem ter duas folhas e após de ficarem 3 ou 4 dias na água são plantadas em solo drenado, onde soltarão raízes.

    Mudas de louro são vendidas nos viveiros e até, nas feiras livres.

    O vaso ideal depende de sua preferência, no entanto, o louro convive melhor se associado a outras plantas aromáticas.

    Abraços,

  • antinio carlos da cunha amaral comentou dia 23 de junho:

    como posso fazer mudas de louro.

  • Raul Cânovas comentou dia 27 de junho:

    Como já me referi na resposta anterior, a maneira mais fácil é por estacas, Antonio Carlos, cortadas dos ramos maduros. Estas, com 15 cm, devem ter duas folhas, na extremidade, e após ficarem 3 ou 4 dias na água são plantadas em solo drenado, onde soltarão raízes.

    O solo deve ser um pouco arenoso e com um pH de 6,6 à 7,5, requerendo, às vezes, uma correção com calcário. Leia mais sobre o louro na matéria acima.

  • Luiz comentou dia 12 de setembro:

    Bom dia, desculpa incomoda gostaria de saber onde posso achar muda de louro. Desde já obrigado pela vossa atenção.
    Fico no aguarde

  • MAURO FIGUEIRO comentou dia 12 de setembro:

    gostria de saber como produzir mudas de louro e, em que época do ano.

  • Raul Cânovas comentou dia 15 de setembro:

    Não está incomodando Luiz,



    Mas como posso ajudá-lo a encontrar essa muda de louro, se não sei em que cidade mora?

  • marisa comentou dia 24 de setembro:

    adoro louro, mas estou com dificuladade para encontrar a semente para plantar na minha priopriedade, por favor me ajudem.
    grata,
    marisa

  • Raul Cânovas comentou dia 27 de setembro:

    Oi Marisa,

    Não sei em que cidade reside, mas me permito uma sugestão: em lugar de sementes, que demoram em germinar (isto é, quando germinam) que tal comprar em um garden, horto ou até na feira mudinhas, já com 20 ou 30 centímetros.

    Vai poupar tempo e ganhar em resultados.

    Abraços,

  • maria jose comentou dia 05 de outubro:

    gostaria de saber como se faz o azeite louro se fore possivel obg

  • Raul Cânovas comentou dia 06 de outubro:

    Olá Maria José,
    O azeite ou óleo de louro é muito usado, especialmente na Ilha da Madeira, para o tratamento medicinal de uma série de moléstias. O processo não é simples a ponto de poder explicá-lo nesta resposta. Mas, se quiser adquiri-lo deixo um endereço: oleosessenciais.org/oleo-essencial-de-louro .
    Abraços,

  • Vick. comentou dia 10 de janeiro:

    Muito esclarecedoras suas respostas. Me ajudou muito. Vou providenciar uma muda de um bom Horto. Em tempo: Um feliz ano novo para vc.

  • Raul Cânovas comentou dia 11 de janeiro:

    Obrigado Vick,

    Ficamos contentes por ter aproveitado nossas dicas.

    Felicidades para você também!

  • Carlos Alberto Tonassi Maia comentou dia 21 de janeiro:

    Olá Raul,

    Fiquei muitíssimo feliz em conhecer o seu site,gostaria que você me ajudasse como fazer mudas de louro, o meu filho tem uma chacara em São Jose dos Pinhais/PR e a minha esposa usa muito folhas de louro na comida e como eu também gosto de plantar, preciso da sua ajuda.Obrigado pelo apoio.

  • Raul Cânovas comentou dia 23 de janeiro:

    Olá Carlos Alberto,

    Também ficamos felizes com sua visita.
    O método reprodutivo ideal é por estacas, obtidas dos ramos maduros. Estas são cortadas com 15 cm e devem ter duas folhas, Após ficarem 3 ou 4 dias na água são plantadas em solo bem drenado, um tanto arenoso, onde formarão raízes.

    O solo deve ter um pH de 6,6 à 7,5, requerendo, às vezes, uma correção com calcário, já que, geralmente os nossos solos são ácidos.

    Abraços,

  • vanderson de paula comentou dia 20 de fevereiro:

    mui grato, caro Raul. tentarei fazer as mudas. temos 1 pé de uns 3m de altura, pelo menos uns 25 anos q devera ser cortado para dar lugar a obras, infelismente. 1 abço

  • Raul Cânovas comentou dia 27 de fevereiro:

    Boa sorte Vanderson!

    Abraços também para você.

  • OCTACILDO SANTA RITA comentou dia 03 de abril:

    Como fazer mudas do pé de louro?
    Já tentei de varias formas sem resultado.

  • Raul Cânovas comentou dia 04 de abril:

    Olá Octacildo,

    A maneira mais simples é por estacas, cortadas dos ramos maduros. Estas, com 15 cm, devem ter duas folhas, na extremidade, e após ficarem 3 ou 4 dias na água são plantadas em solo drenado, onde soltarão raízes.

    O solo deve ser um pouco arenoso e com um pH de 6,6 à 7,5, requerendo, às vezes, uma correção com calcário. Leia mais sobre o louro na matéria acima.

    Abraços,

  • LEVI BELARMINO DA SILVA comentou dia 08 de abril:

    bom dia, voces tem semente de louro(lourus nobilis) para vender?

  • Icilio comentou dia 25 de maio:

    Como psso fazer muda de loura
    Obrigado

  • Raul Cânovas comentou dia 29 de maio:

    Icilio,

    Uma pergunta idêntica foi feita pelo Octacildo e respondida no dia 4 de abril. Leia minha resposta acima.

    Abraços,

  • marlene comentou dia 31 de agosto:

    gostaria de saber se eu quebrar um galho do pe de louro e plantar ,da certo ?ou se eu deixar na agua o galho por algun tempo ele vai ter raiz /e depois posso plantar?se respondida desde ja agradeço.

  • Raul Cânovas comentou dia 14 de setembro:

    Não Marlene,

    O modo correto para reproduzi lo é como foi indicado nas respostas dadas acima.

    Abraços,

  • Vinícius Cunha comentou dia 11 de novembro:

    Bom dia. É possível cultivar louro em vasos?

  • maria clarisse azevedo comentou dia 20 de novembro:

    obrigada pelas informações sobre o plantio do louro, na minha cozinha não pode faltar esse tempero principalmente no feijão. bdia e paz.

  • BRUNA comentou dia 01 de dezembro:

    eu ganhei um galho de louro ja com com algumas raizes e poucas folhas eu plantei ,mas as folha cairam ,e ainda não nasceram outras ,eu queria saber se é normal ou se a muda esta morrendo e oque devo fazer .
    desde já agradeço !



























  • Raul Cânovas comentou dia 04 de janeiro:

    Sim Vinícius,

    Perfeitamente, desde que receba sol.

    Abraços,

  • Raul Cânovas comentou dia 09 de janeiro:

    Oi Maria Clarisse,

    Sou eu que agradece a confiança! abraços.

  • Raul Cânovas comentou dia 18 de janeiro:

    Bruna,

    Seguramente a mudinha sofreu com o transplante, não é normal perder as folhas. Tomara que sobreviva! Abraços,

  • Joselia Morais comentou dia 22 de janeiro:

    Por gentileza, alguém poderia me dizer onde encontro "sementes" de louro?
    Grata

  • Lenir Carvalho comentou dia 01 de março:

    Ganhei uma lida arvorezinha de louro.Gostaria
    mt de saber como cuidar.

  • irma gambini comentou dia 10 de março:

    Tenho um pé de louro muito antigo,preciso podá-lo, mas não sei a época certa,e como podá-lo.algumas folhas estão com uma crosta na parte inferior de cor amarelada e esbranquiçada.Se puder responder as três perguntasirá me ajudar muito,desde já lhe sou grata.Aguardo sua resposta.

  • marcos victor de oliveira comentou dia 11 de junho:

    Ola gostaria de saber onde encontrar muda de louro,e como deve ser o plantio.

  • Equipe Jardim das Ideias STIHL comentou dia 13 de junho:

    Oi Marcos. Tens que fazer uma busca em viveiros da tua região ou comprar sementes pela internet e produzir mesmo tuas mudas. Após a muda feita ou comprada, faça uma cova de 60 x 60 cm e adube com calcário, NPK e adubos orgânicos.
    Abraço,
    Equipe Jardim das Ideias STIHL.
    Colaborou para esta resposta o Engenheiro Agrônomo, Marcelo Klein

  • joaquim sergio comentou dia 17 de agosto:

    minha mae vai tentar retirar uma muda do pe de loro que tenho em casa
    se der certo lhe envio uma resposta comemorando o sucesso
    abraços

  • joaquim sergio comentou dia 17 de agosto:

    minha mae vai tentar retirar uma muda do pe de loro que tenho em casa
    se der certo lhe envio uma resposta comemorando o sucesso
    abraços

  • joaquim sergio comentou dia 17 de agosto:

    minha mae vai tentar retirar uma muda do pe de loro que tenho em casa
    se der certo lhe envio uma resposta comemorando o sucesso
    abraços

  • Carlos Noya comentou dia 18 de setembro:

    Onde acho muda de folha de louro para comprar ?
    Obrigado

  • Equipe Jardim das Ideias STIHL comentou dia 02 de outubro:

    Olá, Carlos.
    Depende muito da localização. Se você está escrevendo de um grande centro é possível visitar mercados onde se comercializam chás e ervas (como o mercado público de Porto Alegre, por exemplo). Outra opção é fazer uma busca pra comprar pela internet.
    Já a muda em si deve ser procurada em viveiros da sua cidade ou região. Também é possível comprar sementes pela internet caso não consiga as mudas já prontas em viveiro.

    Abraço,
    Equipe Jardim das Ideias STIHL.
    Colaborou para esta resposta o Engenheiro Agrônomo, Marcelo Klein

  • rogerio comentou dia 13 de janeiro:

    as raizes do louro sao muito grande,da problema a media distancia da casa,nao causa problema de estufar calçada ?

  • Equipe Jardim das Ideias STIHL comentou dia 24 de janeiro:

    Rogério, olá!
    É sempre prudente respeitar uma distância mínima de calçadas, muros e edificações. No caso do louro, uma árvore que pode atingir grande porte, no mínimo 06 metros de distância.

    Qualquer dúvida escreva novamente.
    Um abraço,
    Equipe Jardim das Ideias

  • Alexandre comentou dia 07 de fevereiro:

    onde eu encontro uma muda de louro para plantar ?

  • Equipe Jardim das Ideias STIHL comentou dia 25 de fevereiro:

    Alexandre, olá
    No site do Instituto Brasileiro de Florestas dá pra comprar sementes, caso não consiga encontrar as mudas já prontas em viveiros. Abaixo segue também uma lista de viveiros de árvores nativas de diversos estados do Brasil para você conseguir entrar em contato e se achar melhor.
    http://ibflorestas.org.br/loja/sementes.html
    http://www.ibflorestas.org.br/lista-de-viveiros-de-mudas-florestais-nativas.html

    Esperamos ter ajudado.
    Um abraço,
    Equipe Jardim das Ideias
    *Esta resposta contou com a colaboração do engenheiro agrônomo Marcelo Klein

  • Alexandre comentou dia 27 de março:

    Tenho um pé de louro bem viçoso. Ocorre que algumas folhas nascem enroladas e com manchas o que dá uma aparência ruim às folhas. Será alguma doença, ou deficiência do solo, ou alguma praga? Desde já agradeço a atenção e peço ajuda.

  • Equipe Jardim das Ideias STIHL comentou dia 07 de abril:


    Olá Alexandre,
    As folhas enroladas, no geral, são sintomas do ataque de pulgões. Estes insetos sugam as folhas, tornando-as também uma porta de entrada para doenças. Eles podem ser eliminados com caldas repelentes como água com sabão ou calda de fumo. Procure observar detalhadamente principalmente nas folhas bem novas pra ver se é realmente esse problema.
    Esperamos ter ajudado
    Um abraço,
    Equipe Jardim das Ideias
    *esta resposta contou com a colaboração do engenheiro agrônomo Marcelo Klein

  • Equipe Jardim das Ideias STIHL comentou dia 14 de abril:

    Olá Alexandre,
    Geralmente folhas enroladas é sinal de pulgão. São insetos que preferem brotações novas para sugar a seiva da planta. Faça uma inspeção da sua planta para ver se encontra os insetos. Se os encontrar, utilize alguma calda caseira e repelente como por exemplo água com sabão ou calda de fumo.

    Esperamos ter ajudado.
    Um abraço,
    Equipe Jardim das Ideias
    *esta resposta contou com a colaboração do Engenheiro Agrônomo Marcelo Klein