Seixos no jardim: como usar

  • 30 de novembro de 2018
  • Categoria: Dicas
Se você parar para pensar, montar um jardim não deixa de ser decoração para o seu lar.  E preencher um espaço vazio com flores, plantas, árvores e outros tipos pode ser um desafio. Para deixar o seu jardim cada vez mais decorado e protegido, utilizar seixos pode ser uma boa opção! Sabe por quê? Se o solo for exposto, sem tipo algum de cobertura, ele fica muito mais suscetível aos efeitos da erosão, causada por agentes naturais (sol, chuva e vento). Se você quer proteger o solo do seu jardim, o uso do seixo é uma opção perfeita.

Os seixos são, basicamente, fragmentos de rochas ou minerais que, dispostos pelo jardim, facilitam a drenagem e evitam acúmulo de água. Outro auxílio que dão é na marcação de passagens e áreas livres de circulação no jardim, formando um tipo de caminho. Os seixos dependem de pouca manutenção, conforme o seixo escolhido e o local.

Prepare o seu jardim

É muito importante que você meça o espaço que será dedicado à decoração e drene de forma adequada. A base que será coberta com os seixos pode ser solo, areia, grama ou asfalto.

Escolha os seixos

São várias texturas, cores e formas diferentes disponíveis. Você pode escolher a forma que mais lhe agrada ou combinar vários tipos, que podem ser lisos, redondos ou com formas elípticas. O mesmo pode se dizer das cores, escolha uma em especial ou misturar. Mas se um visual menos natural e polido for o desejado, você pode usar pedras monocromáticas em ônix ou branco, para uma aparência mais refinada. Você também encontra vários tipos de seixos em lojas de jardinagem e de construção. Elas são pesadas mesmo, então você poderá precisar de um carrinho de mão para transporta-las ao jardim.

Invente

Agora chegou a parte em que você tem que colocar as pedras no jardim. Faça um caminho misturando cores, seja criativa. Cuide um pouco o impacto visual, os seixos devem trazer um aspecto limpo e decorativo ao jardim. Sempre que necessário, ajuste ou adicione algumas pedrinhas em espaços.

E o que você achou? Vamos decorar esse jardim?! Até a próxima.
Comentários
Voltar para a página inicial