Conheça a columéia-peixinho

  • 08 de novembro de 2018
  • Categoria: Dicas
A columéia-peixinho é uma planta de folhagem ornamental que produz flores parecidas com o peixe Plati, aquele famoso de cor laranja que sempre é visto em aquários e até mesmo desenhos animados. Foi justamente essa forma inusitada que influenciou seu nome popular: peixinho! 

Essa verdinha tem origem brasileira e seu nome científico é Nematanthus Wettsteinii, vindo da família das gesneriaceae. Suas folhas são verde escuras, brilhantes e ovais, que formam um belo arranjo e podem chegar aos 30 centímetros de altura. As flores de cor laranja são pequenas, tubulares e nascem ao longo das hastes.

A peixinho floresce o ano todo, mas sua estação favorita é o verão. Não tolera geada e precisa de uma maior atenção no inverno. Essa lindinha pode ser cultiva sobre árvores, mas se destaca em conjunto com as demais plantas em vasos. Luz boa e natural são dois pontos necessários em seu cultivo, que deve ser em meia-sombra, na terra com nutrientes orgânicos, adubos e de fácil drenável. 

As regas devem ocorrer regularmente e para a sua multiplicação retire as folhinhas da base da estaca e enterre na areia umedecida. Para este processo, o ideal é cobrir com um plástico transparente e quando notar as primeiras mudas retire o plástico e plante no local de sua preferência.

Algumas dicas para o plantio em vasos:

? Proteger o furo de drenagem com manta geotêxtil e areia úmida, misturar o composto orgânico ao adubo.
? Apertar a muda de leve para fixar e regar a seguir.
? Deixar 1 centímetro entre a borda do vaso e o substrato.

As adubações também devem acontecer periodicamente, principalmente na primavera. Uma dica é dissolver o adubo na água, assim você tornará a rega uma fonte ainda mais saudável para a sua plantinha.

Peixinho no paisagismo 

É recomendado que o cultivo dessa planta ocorra em vasos de plástico, mas quando plantadas em cilindros, suspensas a correntes ou vasos presos na parede, fica muito bacana em decoração, vale a pena inovar. Ela é bem tranquila, pode ser encontrada no interior de ambientes desde receba luz e até mesmo um pouco de sol.

Você já conhecia ou viu uma planta dessa espécie? Aproveite nossas dicas e cultive essa gracinha em sua casa. Depois nos conte o resultado! 
Comentários
Voltar para a página inicial