A versátil cheflera: ideal para ambientes externos e internos

  • 07 de novembro de 2018
  • Categoria: Dicas
 Escolhida constantemente para compor a decoração de ambientes internos e a criação de cercas vivas, a cheflera (Schefflera arborícola) é espécie de origem asiática que pode alcançar até 6 metros de altura.  A seguir, confira informações e dicas sobre esta planta ornamental que pode ser o toque de verde que estava faltando em sua casa. 

De fácil encontro em floriculturas, as mudas de cheflera estão disponíveis em diferentes tonalidades - existem plantas de um único tom de verde e outras com manchas amarelas. A escolha desta espécie para ambientes externos pode trazer uma incrível surpresa: em períodos de floração, os seus frutos são chamariz para passarinhos, que garantem um show de cores e delicadeza.

Em espaços internos, a cheflera deve ser bem posicionada para que não prejudique a circulação da casa. Quando parte de jardins, pode ser utilizada para compor cercas vivas com exuberante cobertura. Neste caso, vale avaliar a disposição das mudas, para que não exista o comprometimento de seu desenvolvimento e a necessidade de replantio. 

Aprenda a cuidar de sua cheflera

Iluminação: pode ser mantida em ambientes com boa incidência solar, porém, sem exageros. As mudas com folhas manchadas devem ser colocadas em espaços com boa sombra – são normalmente indicadas para ambientes internos. 
Solo: fértil e levemente úmido. Não deve ser encharcado. Pode ser adubado com compostos orgânicos sempre ao fim do inverno. 
Poda: sem segredos, a cheflera pode ter seus galhos podados sempre que necessário. Por essa facilidade, pode ser utilizada para a topiaria, suportando até mesmo podas drásticas. 
Troca de vaso: ao notar que as raízes estão ocupando todo o espaço do vaso, realize a troca. Mudas com crescimento rápido e generoso podem se dar bem no solo. 
Reprodução: o método de estaquia é altamente indicado. A cheflera também pode ser reproduzida por sementes. 

Resumidamente, a cheflera é uma esplendorosa opção para a sua casa – seja na sala, varanda, jardim ou espaço de confraternização. Ficou encantado pela versatilidade dessa espécie? Fique ligado: aqui no Jardim das Ideias tem novidade todos os dias. Esperamos você!

Comentários
Voltar para a página inicial