Saintpaulia ionantha: aprenda a cuidar das suas lindas violetas

  • 05 de novembro de 2018
  • Categoria: Dicas
A Saintpaulia ionantha, mais conhecida como violeta ou violeta-africana, é uma planta delicada e fácil de cultivar. Não é muito grande, tendo no máximo 20 centímetros. Suas folhas são em formato de coração, com a superfície aveludada. De clima tropical, a temperatura perfeita para violetas é entre 22 e 24 graus. A espécie adora luminosidade, mas não deve ficar exposta diretamente ao sol. Uma boa circulação de ar também é importante, mas vale lembrar que a violeta não resiste a fortes correntes de ar.

Ao contrário do que muitos podem pensar, a violeta não possui somente a cor roxa. Pode também ser encontrada em tons de rosa, branco e salmão. Ela também possui diversas formas, podendo ser dobrada ou simples, com bordas crespas ou lisas.

Confira a seguir os principais cuidados para cultivar sua violeta!

Solo e adubo

Violetas se adaptam a misturas de solo tradicional, vegetal e areia. Você pode encontrar substratos especiais para violetas. Opte por vasos pequenos, pois quando o solo não é ocupado pelas raízes, pode se tornar ácido e encharcado, que pode influenciar no apodrecimento da copa. 

Você pode alternar entre fertilizantes orgânicos, inorgânicos e próprios para violetas, encontrados em casas especializadas.

Regas

Devem ser regadas somente quando o solo estiver seco. Você pode checar tocando a parte de cima, se estiver seca, necessita de água. Se atente a nunca molhar as folhas e flores. O ideal é regar duas vezes por semana no verão, pela intensidade do sol, e uma vez no inverno, sempre nas horas mais frescas do dia

Após a rega, deixe a água escoar bem antes de colocar o pratinho, pois o excesso de água pode provocar mofo e apodrecer as raízes.

Poda

Para começar a poda, retire as folhas e flores secas. Brotos secundários podem ser removidos antes de se tornarem muito grandes, para manter a simetria da planta.

Caso apareça alguma praga, você pode utilizar receitas caseiras ou produtos químicos especiais para violetas.

E aí, gostou das nossas dicas? Não deixe de compartilhar suas violetas conosco! Até o próximo post!
Comentários
Voltar para a página inicial