Óleos essenciais: cheirinho da natureza

Que as flores são conhecidas pelos seus ótimos cheiros, isso é um fato. É uma das maravilhas da natureza e um ganho que se tem ao praticar jardinagem, sem dúvida alguma. Hoje podemos ter o mesmo aroma das plantas em muitas coisas, como perfumes, cosméticos e produtos de limpeza. Através do método de extração do óleo essencial das flores é que isso foi possível. Conforme a espécie, estes óleos ficam armazenados em pequenas bolsas dentro das flores, folhas, frutos e até mesmo nas raízes, e ganham este nome por guardar o tão amado aroma da planta. 

Saiba mais sobre óleos essenciais 

O óleo pode ser encontrado em partes mais ornamentais das flores, como é o caso da camomila (Chamaemelum nobile). Esta flor é conhecida por conta do uso em chás (inclusive um dos mais populares) e é rica em óleo essencial. No entanto, para produzir um litro da essência, são necessários cerca de 200 kg de flores!

O óleo pode ser extraído pelas folhas das plantas, que é o caso da melaleuca (Melaleuca alternifolia), uma bela planta famosa pelas suas inflorescências no formato de pompom, que faz com que a árvore pareça estar completa de flocos de neve. Ela guarda o seu óleo na parte que menos atenção chama. Estreitas e medindo 3 centímetros, elas secretam a substância que é considerada um grande antibactericida natural.

Conhecida pela bela cor e pelo ótimo aroma, a lavanda (Lavandula angustifólia) é uma figurinha carimbada no jardim e na horta de muitas pessoas. Mas ela não concentra seu perfume em um único pedacinho. O óleo é extraído por toda parte aéreo da planta, o que envolve as folhas e sua inflorescência. 

Uma curiosidade é que o cheirinho tão agradável para os humanos é um tipo de repelente contra insetos e pragas, tendo sua produção intensificada durante a floração, para que os invasores fiquem longe no período mais importante da vida, a floração. Sorte nossa que podemos aproveitar estes maravilhosos aromas, não é mesmo?

Gostou de saber mais sobre os óleos essenciais? Compartilhe esse post! 
Comentários
Voltar para a página inicial